Astroclube Cunha e Observatório Astronômico da Univap promovem evento “Espiando A Lua Na Luneta”

Observatório de Astronomia e Física Espacial, Campus Urbanova sediou evento no dia 03 de Junho

Prof. Dr. Alexandre Soares na abertura oficial do evento
Prof. Dr. Alexandre Soares na abertura oficial do evento

O último dia 03 de Junho foi uma data especial para as atividades realizadas no Observatório de Astronomia e Física Espacial do campos Urbanova – UNIVAP. Pela primeira vez o evento “Espiando a Lua na Luneta” foi realizado em São José dos Campos-SP.

Idealizado pelo Astroclube Cunha e realizado na própria cidade desde 2009, o evento nesta ocasião foi realizado em conjunto com o observatório da Univap permitindo aos cidadãos Joseenses uma oportunidade única para realização de observações e assistir palestras sobre astronomia.

Estiveram presentes no evento astrônomos profissionais e amadores da região, dentre eles:

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO – DCTA/IAE

  • Elias Lobo Oliveira, Wandeclayt Melo, Silvio Roberto Macera e Silvio Fazolli.

ASTROCLUBE CUNHA

  • Geovani Leandro, Gilberto Jardineiro, Eduardo Freitas Duarte, Fernando Dotta e Siclair E. Santo.

OBSERVATÓRIO DE ASTRONOMIA E FÍSICA ESPACIAL – UNIVAP

  • Alexandre José de Oliveira e Silva, Alexandre Soares de Oliveira, Arian Ojeda González, Brunno Augusto Gomes Ribeiro, Eber Gusmão, Francisco Carlos Rocha Fernandes, Huilgner Lotte Otaviano, Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho, Luiz Eduardo Camargo Aranha Schiavo, Marcos Vinicius Carvalho Miranda, Matheus Soares Palhares, Maukers Alem Lima Dias, Murilo Martins, Pedro Henrique Zago, Rafael Furtado Rodrigues dos Santos, Rosemeire Aparecida Rosa Oliveira, Thays Pontes Bentes, Virginia Klausner de Oliveira e Will Robson Monteiro Rocha.

O evento contou com a participação da Pró-Reitora de Extensão do campus Univap Maria Regina de Aquino Silva.

Preparativos do local para o público, montagem e calibração de telescópios horas antes do evento
Preparativos do local para o público, montagem e calibração de telescópios horas antes do evento
meade
Estudante de Doutorado e membro da equipe do observatório Matheus Palhares preparando a montagem de um telescópio Meade
evento lua na luneta
Silvio Fazolli, Gilberto Jardineiro e a Associada Suzanne C. Paula em diálogo sobre os preparativos do evento

O evento contou com 3 apresentações, sendo a primeira delas realizada pelo Professor Doutor Alexandre Soares que é coordenador do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap junto com o Professor Doutor Irapuan Rodrigues.

Alexandre recepcionou a todos presentes e apresentou os diversos cursos oferecidos pelo observatório, contando também a história do observatório e as atividades que ali são realizadas.

univap
Público presente na abertura realizada pelo coordenador Alexandre Soares.

A segunda delas intitulada “Meteoros, viajantes Estelares” foi ministrada pela associada Exoss Suzanne C. de Paula e foi abordado os aspectos dinâmicos da formação do sistema solar bem como os remanescentes de sua formação que hoje são objetos de profundo estudo na área da astronomia. Também foram citados os eventos recentes de impactos de asteroides bem como os estudos de meteoros recentemente iniciados no Brasil.

univap
Suzanne C. de Paula na apresentação da palestra ao público presente

A terceira palestra foi ministrado por Gilberto Jardineiro intitulada “Lua na Luneta” onde Gilberto explica desde a formação de nosso satélite natural bem como as pesquisas recentes. Os desafios da astrofotografia e o incentivo a toda a família a sempre contemplar esse astro que está sempre “próximo” para contemplarmos.

O evento contou também com uma estação móvel da Exoss para demonstração pública do sistema de funcionamento do software de captura bem como as análises e estudos posteriores.

univap
Estação móvel UVP2 destinada para exibição ao público

Foram registrados dois meteoros tênues e de difícil visualização ao olho humano, mas que são detectáveis para o sistema de câmeras de alta sensibilidade.

univap
Meteoro registrado no evento por câmera da Exoss, a direita fotografia da área de cobertura através de câmera digital com 1 segundo de exposição, ISO 12800 frame único; no centro meteoro registrado por câmera Exosscam e a direita máscara estelar para análise dos dados.

Como nas outras edições, o Espiando a Lua na Luneta ofereceu um ambiente aconchegante e familiar, ótimo local para visitações de famílias e estudantes que queiram aprender mais sobre Astronomia e seus diversos ramos de pesquisa.

univap
Público acompanhando as atividades do evento

Uma exposição particular de personagens da série Star Wars e Star Trek também fez parte do evento, contando inclusive com Cosplayers dos personagens.

O Astroclube Cunha possui página no Facebook (Clique aqui), bem como o Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap que abre todas quarta-feira ao público em geral. Maiores informações na página do facebook (aqui).

A seguir um vídeo com mais fotos sobre o evento.

A Exoss novamente agradece o convite para palestra e exposição de suas atividades.

Edição: Eduardo P. Santiago

Fotos: Eduardo P. Santiago e Observatório Univap

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Agora você! Deixe um comentário sobre este post.

%d blogueiros gostam disto: