Asteroid Day: palestras em Campos dos Goytacazes realizadas pela Exoss e ROCG

Asteroid Day: palestras em Campos dos Goytacazes
Asteroid Day: palestras em Campos dos Goytacazes

No dia 09 de junho, durante todo o dia, um ciclo de palestras foi realizado no Colégio da Faculdade Batista, em Campos dos Goytacazes, como parte das atividades de divulgação do ASTEROID DAY.

O evento foi acolhido pela direção da escola e contou com uma sequência de atividades para as crianças do 4o. e 5o. ano.

A escola se preparou para receber o evento, promovendo dias antes uma atividade de confecção de maquetes do Sistema Solar. Os trabalhos foram expostos no dia do evento conforme registramos no vídeo abaixo.

ASTEROID DAY NA ESCOLA

O associado Carlos Henrique Barreto, com a esposa Fabiana Barreto, ambos proprietários do ROCG (Remote Observatory Campos dos Goytacazes) prepararam livrinhos para colorir e texto explicativo sobre o Asteroid Day para que as crianças pudessem levar para a família.

As palestras tiveram como temática os asteroides, meteoros e o estudo pioneiro de impacto lunar desenvolvido na cidade, tudo dentro do contexto do Sistema Solar, já previamente estudado com as professoras.

Em seguida foram feitas sessões de observação do sol através do telescópio montado por Carlos Henrique Barreto, formando filas dos alunos para essa nova experiência.

Também aconteceu a oficina de desenhos temáticos em astronomia, para que as crianças soltarem a criatividade. Ao final da oficina, os participantes receberam um certificado de participação da Exoss. Acompanhe todas as atividades no vídeo a seguir.

Nosso agradecimento ao COLÉGIO E FACULDADE BATISTA,  a Orientadora pedagógica Thais Alexin, a Coordenadora Jerusa Bastos, e as professoras Carla Barreto, Daniella Pereira, Verônica Barcelos e Luciana Nascimento por terem recebido nossos associados Carlos Henrique Barreto e Fabiana Barreto com sua filha Isabela Barreto.

A coordenação sudeste do Asteroid Day Brasil é feita pelo associado Exoss Eduardo P. Santiago, com coordenação Geral do Saulo Machado.

Participe também da divulgação deste evento mundial que visa conscientizar a todos da importância dos estudos de defesa planetária.

Sobre o Dia do Asteróide

O Dia do Asteróide é um movimento em escala global criado com a finalidade de aumentar o interesse público acerca de potenciais colisões com asteróides e fomentar o desenvolvimento de meios para proteger nosso planeta. Foi criado em 2014, pelo Dr. Brian May, astrofísico e guitarrista da banda de rock Queen; Danica Remy, oficial chefe de operações da Fundação B612, Rusty Schweickart, astronauta das missões Apolo e o cineasta alemão Grig Richters. O Dia do Asteróide se celebra a cada 30 de junho para recordar o maior impacto de um asteróide em nossa história contemporânea: ocorrido em Tunguska em 1908 e que devastou cerca de 2.000 km2 de vegetação taiga siberiana, equivalente ao tamanho de qualquer cidade metropolitana.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.