Associados Exoss promovem o tema da Semana Mundial do Espaço

Entre os dias 4 e 10 de outubro, comemoramos a Semana Mundial do Espaço (World Space Week), o maior evento espacial público da Terra, com milhares de eventos em mais de 80 países do globo! O tema de trabalho de 2018 é: O ESPAÇO UNE O MUNDO, com o objetivo de promover e divulgar a união das nações em prol da astronomia e a pesquisa espacial.

Este ano, o Clube de Astronomia “Duília de Mello” – Escola GAPPE de Campo Grande/MS (associado Exoss Rafael Stevans – estação CDM) juntamente com o Clube “Mochileiros da Galáxia” da Escola de Ensino Médio Agostinho Neres Portela, em Sobral/CE (associado Exoss Manoel Evangelista – estação SMS), realizaram em conjunto as medições para o Projeto Eratóstenes Internacional.

Há mais de 2000 anos, um grego chamado Eratóstenes, funcionário da biblioteca de Alexandria, mediu o comprimento da circunferência do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e Astronomia, observando as sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes durante o meio dia solar. Em 2018, foram 211 escolas de 23 países que trocaram informações para o cálculo dessas medidas.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19

No dia 08 de outubro ocorreu a divulgação dos resultados das medidas com os alunos participantes e a apresentação do Projeto “Caçadores de Meteoros” do CADM, uma equipe que irá monitorar remotamente a captura de meteoros da Estação CDM1 – Exoss.

Contamos também com a ilustre participação dos associados Giovanni Rescigno, coordenador regional das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste e do Astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do projeto Exoss, trazendo uma mensagem de incentivo e apresentando vários temas interessantes de Astronomia aos alunos.

Edição: Rafael Stevans

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário