Associados Exoss participam do Projeto Educacional Garatéa-E

No dia 11 de agosto de 2018 aconteceu no Campus da USP São Carlos, organizado pelo Grupo Zenith, o evento que marcou o lançamento das duas sondas estratosféricas no “Sábado Aeroespacial” do Projeto Educacional GARATÉA-E com 32 projetos educacionais de várias escolas públicas e particulares de nível fundamental e médio todo o Brasil.

O evento contou com a participação como visitante do associado Geraldo Magela da estação Contagem-MG, representando também o GEDAI CEFET-MG que foi acompanhado dos alunos do CEFET e da PUC Minas, que puderam conhecer todas as atividades do dia e a montagem das sondas, com a orientação do professor Geraldo.

Também participou o associado Rafael Stevans da estação Campo Grande-MS, como orientador do projeto cujo objetivo era medir os níveis de radiação ultravioleta através de um Arduíno com sensores UV, envolvidos em alguns tipos de proteções solares existentes como: película de insulfilme de carro, pano de camiseta de praia, loção solar e também um sensor sem proteção. Esses índices foram medidos primeiramente aqui na Troposfera. No retorno do projeto, será feita a comparação entre eles e também com os níveis medidos na Estratosfera, simulando a atmosfera de Marte e conhecendo a efetividade de cada uma das proteções para o desenvolvimento de futuras roupas espaciais e habitações fora da Terra.

Para conhecer mais detalhes sobre este projeto clique aqui.

O Sábado Aerospacial também teve na programação palestras importantes com temas de grande interesse dos participantes.

  • Major Daniel, piloto da Força Aérea Brasileira
    Tema: Esquadrilha da Fumaça
  • Professor José Aravéquia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
    Tema: Meteorologia
  • Amanda Bendia, bióloga e pesquisadora da vida em ambientes extremos.
    Tema: Astrobiologia
  • Lucas Fonseca, diretor da missão lunar brasileira (Garatéa-L), engenheiro espacial, ex-Membro da Missão Rosetta e CEO Airvantis.
    Tema: Missão Garatéa.
  • Gustavo Rojas, astrônomo e professor de física da UFSCar
    Tema: Exoplanetas: Admiráveis Mundos Novos.
  • Workshop para os alunos
  • Workshops de Biologia Sintética da UFSCar
    Tema: Biologia Sintética.
  • Workshop 2: Ofertada pelo grupo Embarcados
    Tema: Programação em scratch.
  • Workshop 3: Ofertado pelo grupo Principia
    Tema: Aula experimental em robótica

Outras atividades como a feira com projetos científicos de alunos universitários na área de robótica, engenharia, inteligência artificial, astronáutica, dentre outros, foram preparadas para os visitantes, além de visita ao Planetário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário