A queda de um meteorito pode ser observada?

A queda de um meteorito pode ser observada até seu impacto com o solo?

Não. Em algum ponto, geralmente entre 15 e 20 km de altitude (9-12 milhas ou 48.000 – 63.000 pés), o meteoroide remanescente desacelera ao ponto em que o processo de ablação pára e não é mais gerada luz visível. Isso ocorre a uma velocidade de cerca de 2-4 km/seg (4500-9000 mph).

Desse ponto em diante, as pedras desaceleram mais rapidamente até a queda na velocidade terminal, que geralmente fica entre 0.1 e 0.2 km/seg (200 a 400 mph). Movendo-se a essas velocidades, o meteorito fica essencialmente invisível durante a parte final do “voo escuro” de sua queda.meteorites

Vi um meteoro muito brilhante. Alguém mais viu? Para quem devo comunicar isso?

A International Meteor Organization coleta relatos de fireballs do mundo todo para serem utilizados por nós e outras organizações. Aqueles que viram um meteoro brilhante são incentivados a nos comunicar. Se múltiplos avistamentos de um único evento puderem ser agrupados, às vezes é possível determinar a trajetória verdadeira do objeto em questão.

Se por acaso ver um desses momentos memoráveis, pedimos que relate-o para a International Meteor Organization, lembrando do maior número de detalhes possível. Isso inclui brilho, comprimento no céu, cor e duração. É muito útil que o observador note mentalmente o ponto de início e término do fireball (bola de fogo) em relação à constelação de fundo, ou a direção da bússola e a elevação angular acima do horizonte.

Saiba mais sobre a terminologia dos meteoros.

Fonte: AMS American Meteor Society
Tradução: Natan Contão

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário