A história da EXOSS

como surgiu a exossConheça a história da criação da rede EXOSS em perguntas frequentes:

Como surgiu a EXOSS?

A rede surgiu no momento em que parte dos fundadores da antiga rede de monitoramento de meteoros juntamente com alguns outros membros entenderam que não era mais possível seguir com os objetivos iniciais, e resolveram assim se unirem na criação de uma nova rede com o objetivos específicos que valorizasse o desenvolvimento científico e social.

O que motivou a saída deste grupo?

Dentro de um grupo heterogêneo, podem existir divergências quando à condução dos trabalhos. Em uma rede totalmente voluntária sem lideranças seria necessária uma coesão muito grande entre todos os membros para que houvesse êxito em suas atividades. Nesta visão de rede descentralizada torna-se difícil conduzir os trabalhos na medida em que aumentam-se o numero participantes. Diante disso, o grupo entendeu que não seria possível almejar estudos e projetos de longo prazo sem que uma liderança formalizada os conduzissem e a saída da rede se deu para que esse pensamento fosse praticado na sua essência. É importante ressaltar que, acreditamos que há espaço para muitos grupos de trabalho no monitoramento de meteoros e essa troca de experiências só irá agregar no aprendizado de todos.

Qual a origem do nome EXOSS?

Na EXOSS respeitamos o trabalho em equipe e a colaboração de todos, e ao começarmos a rede optamos por fazer um brainstorming para a escolha de um nome. As sugestões foram todas registradas no grupo e ao final o nome EXOSS foi consenso no grupo. A base para a escolha do nome veio da ideia da exploração do céu no hemisfério sul na identificação de novos radiantes, de onde surgiu o acrônimo EXOSS, e logo em seguida, o slogan da rede: para Exploring the Southern Sky for new Meteors Radiants. Adotamos a expressão CITIZEN SCIENCE na logo, como identificação de quem somos e o que fazemos como rede.

Qual a pronúncia correta para EXOSS?

O acrônimo EXOSS pronuncia-se [ézus] ɛzʊs) e o slogan é: Exploring the Southern Sky for new Meteors Radiants.

Quem está à frente dos trabalhos da EXOSS?

O trabalho é conduzido por um conselho formado por quatro pessoas, que através das diretrizes gerais da rede, desenvolve o plano de trabalho que irá nortear os projetos a serem desenvolvidos na rede. Nenhum projeto é iniciado sem um plano de trabalho, que contempla os recursos e prazos necessários para sua conclusão. Os associados são voluntários em qualquer projeto que tenham afinidade ou possibilidade de contribuir para o seu desenvolvimento.

A EXOSS pretende ter muitas estações?

Temos como modelo de atuação algumas redes europeias que comprovadamente tem alta eficiência com poucas câmeras. Entendemos que a quantidade só é relevante se a qualidade for mantida, e por isso priorizamos estações com equipamentos padronizados e associados capacitados para conduzir todas as atividades pertinentes ao seu trabalho. Com essa triangulação perfeita (associado treinado + equipamentos padronizados + dados consistentes) alcançaremos nosso objetivos. Estamos à disposição para auxiliar todos os interessados em montar uma estação, enviando e-mail para exoss@exoss.org.

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.