Resultados da ferramenta Relatos de Meteoros 2018 – parte 4
OS EVENTOS EM DESTAQUE DO ANO DE 2018 PELO MUNDO
Finalizando a série anual com os resultados da ferramenta de relatos de Fireball pelo Brasil e pelo mundo no ano de 2018 (Parte 1, Parte 2 e Parte 3); vamos tratar dos eventos em destaque pelo mundo bem como as conquistas obtidas com essa ferramenta colaborativa.
Para demostrar a dimensão dos eventos ocorridos em 2018 a imagem a seguir mostra os três maiores polos de relatos de meteoros pelo mundo (EUA, Europa e América do Sul), a imagem é composta por todos os eventos onde no mínimo 10 pessoas contribuíram com seus relatos.
Observamos como a América do Sul é carente de relatos de meteoros, por se tratar do principal polo de relatos no hemisfério sul terrestre é importante que os trabalhos de divulgação sejam cada vez mais intensos.
A seleção a seguir conta com os 8 maiores eventos de meteoros em 2018. Mais de 3 mil pessoas colaboraram apenas com esses 8 eventos mundiais.
Um desses eventos foi especial, pois permitiu uma vasta coleta de informações de testemunhas incluindo vídeo e fotos além da recuperação de meteoritos.
No dia 17/01/2018 01:10 hora universal (UT) uma grande bola de fogo cruzou o céu americano, sendo presenciado também no Canadá. O bólido foi relatado por mais de uma dezena de estados americanos e canadenses ficando conhecido como Meteoro de Michigan.
Comentário de D. Landry descobridor:
“Foi uma experiência maravilhosa e estou muito feliz por ter encontrado um!”
Comentário de L. DeLanoy descobridora:
“Eu o encontrei em um pequeno buraco novo na neve que parecia uma pedra que poderia ter caído através dele. Depois de cavar com cuidado, estava na grama no fundo do buraco. É o primeiro que descobri, assim como o primeiro meteorito que vi pessoalmente. Ainda espantada por ter algo que há pouco tempo estava voando pelo espaço. Abençoada por ter minha irmã gêmea comigo e alguns de nossos filhos.”
O evento contou com 674 relatos, 19 vídeos e pelo menos 42 fotos de meteoritos através da ferramenta em 2 Países (EUA e Canadá).
Para visualizar o mapa interativo de meteoritos deste evento clique aqui.
RESULTADOS MUNDIAL – 2018
Os resultados de anos anteriores do uso desta ferramenta foram apresentados no International Meteor Conference de 2018 por Vincent Perlerin e Mike Hankey.
Gráfico de proporção dos relatos, não tendo referência alguma com a dinâmica do meteoro e/ou área de impacto por exemplo
3 meteoritos foram recuperados com a colaboração da ferramenta pelo mundo, tornando 2018 um ano proveitoso, mais instituições aderindo à campanha de divulgação da mesma pelo mundo.
O vídeo a seguir feito pela American Meteor Society desejando um Feliz 2019 traz algumas das principais conquistas em 2018.
Os números impressionam!
Edição: Eduardo Placido Santiago
Referências:
exoss.org
exoss.imo.net
Comentários
Powered by Facebook Comments