Quão brilhante um meteoro tem de ser antes de poder atingir o solo como um meteorito?

bolidoFalando de modo geral, para que um fireball possa potencialmente alcançar o solo como um meteorito, sua magnitude deve ser maior que -8 a -10. Dois importantes requisitos adicionais são: (1) o meteoroide original deve ser de origem asteroidal, composto de material suficientemente robusto para viajar pela atmosfera, e (2) o meteoroide deve entrar na atmosfera como um meteoro relativamente lento. Meteoroides de origem asteroidal compõem apenas uma pequena percentagem (cerca de 5%) do total da população de meteoroide, que é principalmente de origem cometária.

Estudos fotográficos de fireball indicaram que um fireball deve ainda estar gerando luz visível abaixo do nível de 20 km (12 milhas) de altitude para ter uma boa probabilidade de produzir uma queda de meteorito. Meteoros muito brilhantes de magnitude -15 ou maior têm sido estudados e não produziram potenciais meteoritos, especialmente os de origem cometária.

Vi um meteoro muito brilhante. Alguém mais viu? Para quem devo comunicar isso?

A International Meteor Organization coleta relatos de fireballs do mundo todo para serem utilizados por nós e outras organizações. Aqueles que viram um meteoro brilhante são incentivados a nos comunicar. Se múltiplos avistamentos de um único evento puderem ser agrupados, às vezes é possível determinar a trajetória verdadeira do objeto em questão.

Se por acaso ver um desses momentos memoráveis, pedimos que relate-o para a International Meteor Organization, lembrando do maior número de detalhes possível. Isso inclui brilho, comprimento no céu, cor e duração. É muito útil que o observador note mentalmente o ponto de início e término do fireball (bola de fogo) em relação à constelação de fundo, ou a direção da bússola e a elevação angular acima do horizonte.

Saiba mais sobre a terminologia dos meteoros.

Fonte: AMS American Meteor Society
Tradução: Natan Contão