Observatório Municipal de Campinas registra vários sprites no dia 11 de abril
Observatório Municipal Jean Nicolini, instituição ligada à Prefeitura Municipal de Campinas registrou tempestades T.L.E’s ao sul de São Paulo


Os registros no país de forma amadora são recentes, porém o seu número vem aumentando consideravelmente a medida que mais câmeras para registros de meteoros são dispersas em várias regiões do país.
Caracterizado pela formação de descargas elétricas em alta velocidade a uma altitude muito superior as tempestades comuns, tais eventos são possíveis de serem registrados por câmeras de monitoramento de meteoros.
Foi o que ocorreu dia 11 de Abril, onde uma intensa tempestade ao sul de São Paulo no litoral ocorreu, e por um período de aproximadamente uma hora foi possível registrar as atividades dos T.L.E’s.
Na animação abaixo obtida pelo satélite de sensoriamento GOES 13 é possível observar no litoral sul do estado de São Paulo a formação de uma intensa tempestade.
Neste período do ano é característica da região a formação de tempestades e estas podem ocasionarem tais eventos. A Exoss já registrou na região diversas tempestades elétricas (veja Aqui).
O responsável pela estação, Julio Lobo, explicou que ficou surpreso ao ver o grande número de registros de sprites na câmera 2. A estação já havia capturado sprites anteriormente, mas a noite de 11 de abril foi um recorde para a estação do observatório.
Edição: Eduardo P. Santiago Arte vídeo: Amanda Martins
Imagens: Exoss.org, OMCJN, Starnet, Goes13
Referências: Goes, 13 Starnet
Comentários
Powered by Facebook Comments