Novo objeto transiente é descoberto pelo ROCG

Na noite de 29-03-2020 20:09 UTC. Carlos Henrique Barreto com seu observatório robótico ROCG – Remote Observatory Campos dos Goytacazes, em parceria com o Brazilian Transient Search – BRATS, descobriu um novo transiente na constelação de vela. O objeto foi observado com magnitude 14.7

Assim que foi confirmado, objeto foi nomeado como AT 2020FGZ. Este objeto é uma possível supernova.

Designação IAU: AT 2020fgz
Nome interno do Discoverer: BraTS-ROCG-T1-001
Coordenadas (J2000): RA =11: 04: 23.700 ( 166.09875 ) DEC = -49: 59: 17.00 ( -49.988056 )
Data da descoberta: 2020-03-29 07: 38: 00.000 (JD = 2458937.8180556 )

Remarks: Hostless transient at galactic latitude -9.3 deg.

De acordo com Patrick Schmeer, antes da explosão detectada pela primeira vez em 29 de março de 2020, nenhum clareamento havia sido registrado pela Patrulha Sky do ASAS-SN desde 2016, em 4 de fevereiro de 2016.

Fotometria
(primeira detecção):
Data da descoberta: 2020-03-29 07: 38: 00.000
Fluxo: 14.7 Outro
Filtro: Clear-
Instrumento: Outro
Telescópio: Outro

Observações: 3 quadros tirados em um período de 40,5 minutos com 0,15 mf Refletor / 4,8 + CCD; zero pontos calibrados para magnitudes UCAC-4

Última não detecção:
Data da última não detecção: 2020-03-16 15:30:00
Fluxo limitador: 17,5 Outro
filtro: Limpar-
Instrumento: Outro
Telescópio: Outro

Observações: 3 quadros capturados em um período de 33,4 minutos com 0,15 refletor -mf / 4.8 + CCD; zero pontos calibrados para as magnitudes UCAC-4 Os

Os detalhes deste registro podem ser acessados aqui.

SOBRE O ROCG

O ROCG – Remote Observatory Campos dos Goytacazes, código IAU Y16, foi construído em 2016 e disponibilizado para atividades  PRO-AM, como monitoramento de impactos lunares, observação de asteroides, cometas e NEOS,  e outras observações dentro do escopo de suas capacidades técnicas, como observações planetárias, objetos de céu profundo e outras atividades correlacionadas a astronomia amadora e cooperativa com a ciência.

SOBRE O BRATS

O Brazilian Transient Search – BRATS é uma colaboração de alguns astrônomos amadores brasileiros em um projeto de busca por transientes astronômicos observáveis a partir do hemisfério sul.

Dentro deste escopo de pesquisa, o ROCG foi convidado a participar deste projeto colaborativo onde todos os integrantes são nomeados nas descobertas.