Nova funcionalidade do Live: aba Sprites/TLE
As estações de monitoramento Exoss estão preparadas para observar o que acontece no céu noturno. Temos como finalidade o estudo de meteoros com metodologia científica: suas origens, natureza e caracterização de suas órbitas.
Mas a noite é uma criança, já dizia o ditado popular. Além de registrarmos bólidos ou meteoros, as câmeras registram qualquer evento luminoso, seja a passagem de uma avião, raios, entre outros como pássaros, insetos e nuvens em movimento,.
Mas há um tipo de evento luminoso interessante que ocorre em nossa atmosfera são os Eventos Luminosos Transientes (TLEs – na sigla inglesa) que também são registrados por nossas estações e que dificilmente são vísiveis a olho nu.
Sprite registrado pelas câmeras da Exoss
O que são TLEs?
Os TLEs são gerados por campos elétricos produzidos por relâmpagos com alta atividade elétrica entre a estratosfera e a ionosfera. Os TLEs que se destacam são os sprites, halos, jatos azuis e elves, representados na figura abaixo.
Formas de TLEs. Fonte: Planet Seed
Live: aba Sprites/TLE
Buscando inserir cada vez mais a ciência na vida das pessoas, a Exoss implementou mais uma funcionalidade no live.exoss.org. Acessando o site, você encontrará uma aba chamada Sprites/TLE, conforme imagem abaixo.
Nesta aba encontram-se todos os registros de TLEs já gravamos por nossas estações. Os vídeos destes raros eventos são fascinantes, vale a pena conferir.
Edição e imagens: Diego de Bastiani
Comentários
Powered by Facebook Comments