Estação Exoss no Observatório Nacional
Desde o dia 28 de de março de 2016, uma nova estação da rede Exoss iniciou sua atividades. A cidade do Rio de Janeiro tem mais uma estação de monitoramento de meteoros, instalada na cobertura do prédio do Observatório Nacional.
A instalação foi realizada com o apoio do astrônomo Marcelo De Cicco e do técnico Roberto Luiz Pereira e Souza do COAA/ON, que realizou o trabalho de fixação do suporte, cabeamento e a infraestrutura para o pleno funcionamento da primeira estação iniciada no local.
Instalação da câmera na estação do Observatório Nacional
A estação iniciou um período de testes de capturas, visando o pleno ajuste da imagem, visto que a região possui alta poluição luminosa e também incidência de aeronaves sobrevoando na região.
Apontamento teste da câmera na direção Sul-Oeste
A seguir o mapa de cobertura inicial da estação ONA1, cobrindo o litoral sul fluminense, com pareamento com 2 estações Exoss já ativas e uma em instalação.
Mapa atual de cobertura da estação ONA1
Logo abaixo, a primeira imagem teste feita no dia 27 de março às 22:44 hs hora local, com exposição prolongada, os trilhos circulares são a trajetórias das estrelas.
Dentre as capturas do periodo de testes, um meteoro esporádico, registrado na noite de 01 de abril de 2016.
Meteoro registrado na estação ONA1
A estação que já está em pleno funcionamento é fruto da parceria entre a Exoss e o COAA/ON, com o objetivo de fomentar o estudo de meteoros no Brasil.
Parceria entre a Exoss e o COAA/Observatório Nacional permitiu a instalação da nova estação
Imagens: Marcelo De Cicco
Comentários
Powered by Facebook Comments