Dois bólidos registrados em São Paulo por câmeras Exoss
Às 19:45 de 08 de maio uma câmera Exoss situada em São José dos Campos/SP registrou um meteoro de baixa velocidade e com múltiplas fragmentações.
Desde então a Exoss está trabalhando com a coleta de relatos através da ferramenta pública relate um bólido (bolido.exoss.org) bem como através de mídias sociais para traçar os aspectos dinâmicos deste evento.
Até o momento os relatos vieram da região de Campinas e Bebedouro – SP, porém como já constatado em mídias sociais o número de testemunhas é bem maior. A Exoss espera que mais relatos sejam encaminhados para um estudo mais aprofundado do evento.
BÓLIDO EM SÃO PAULO NO PICO DA ETA AQUARIIDS
Recentemente tivemos o pico da chuva de meteoros Eta Aquariids e mesmo com tempo nublado foi possível registrar outro bólido, que foi visível na grande São Paulo e registrado por uma câmera Exoss, no dia 06/05/2017 as 06:29 UTC.
Este meteoro brilhante, apesar de ter ocorrido na madrugada, foi relatado ao vivo durante uma transmissão via Youtube da chuva Eta Aquariids, e com relato encaminhado para a ferramenta, tornando ainda mais especial o evento: captura registrada em tempo real pelo LIVE.EXOSS.ORG, informada na transmissão ao vivo, espectador do evento presencia o meteoro e relata em seguida.
As condições climáticas foram desfavoráveis para múltiplos relatos, mas o evento ainda é foco da atenção da Exoss na busca por mais testemunhas.
Ciência cidadã se faz com a ajuda de todos: se você ou algum amigo, familiar presenciou este meteoro, faça seu relato e ajude a ciência avançar nos estudos. Se mais relatos forem feitos, mais informações teremos para detalhar sobre os eventos em questão.
Em breve publicaremos também o relatório final sobre o grande bólido registrado no final de Abril em Mato Grosso.
Referências: American Meteor Society data base / Live.exoss.org / Exoss.org
Edição: Eduardo Placido Santiago
Comentários
Powered by Facebook Comments