Atividade de Meteoros entre 15 a 21 de Abril, 2023
Durante este período, a lua atinge sua nova fase na quinta-feira, 20 de abril. Nesse momento, a lua estará posicionada perto do sol e será invisível à noite. Neste fim de semana, a lua minguante crescente se levantará durante as horas da manhã e será apenas um pequeno incômodo para os observadores de meteoros antes do amanhecer. As taxas totais estimadas por hora para observadores noturnos esta semana devem ser próximas de 4 como vistas das localizações tropicais do sul (25S). Para observadores matinais, as taxas totais estimadas por hora devem ser próximas de 12 como vistas das localizações tropicais do sul (25S). As taxas reais vistas também dependerão de fatores como percepção pessoal de luz e movimento, condições climáticas locais, alerta e experiência em assistir à atividade de meteoros. As taxas matutinas são ligeiramente reduzidas pela luz da lua durante este período. Observadores em áreas urbanas verão menos atividade, pois apenas os meteoros mais brilhantes serão visíveis desses locais.
Os pi Puppids (PPU) são previstos para atingir a máxima atividade em 24 de abril a partir de um radiante localizado em 07:22 (110) -45. Essa área do céu está localizada no centro de Puppis, a 2 graus ao sul da estrela de magnitude 3 conhecida como sigma Puppis. Essa área do céu do sul é melhor vista logo que escurece. As taxas são variáveis, mas espera-se que sejam menos de 1 por hora, não importa onde você esteja. Esses meteoros são melhor vistos do Hemisfério Sul, onde o radiante fica muito mais alto no céu em comparação com os observadores mais ao norte. Com uma velocidade de entrada de 15 km/s, o meteoro médio dessa fonte teria uma velocidade muito lenta.
Os h Virginids (HVI) foram descobertos pelos membros da SonotaCo. Esses meteoros estão ativos de 20 de abril a 04 de maio, com atividade máxima prevista para 1º de maio. O radiante está atualmente localizado em 13:21 (200) -09. Essa área do céu está localizada no sul de Virgo, a 2 graus a noroeste da estrela de magnitude 1 conhecida como Spica (alfa Virginis). Essa área do céu é melhor vista por volta das 01:00, horário local de verão, quando está localizada mais alta no céu do sul. Não importa onde você esteja, espera-se que as taxas sejam menos de 1 por hora. A 21 km/s, esses meteoros produziriam meteoros de velocidade muito lenta. Essa fonte também está longe o suficiente do núcleo do radiante de antélio para ser notada, mas é preciso ter cuidado para diferenciar entre os dois radiantes.
Os alpha Virginids (AVB) foram mencionados pela primeira vez por R.B. Southworth e G.S. Hawkins em sua publicação conhecida como Smithsonian Contributions to Astrophysics (1963). Esses meteoros estão ativos de 6 de abril a 1º de maio, com o máximo ocorrendo em 18 de abril. A localização atual desse radiante é 13:21 (200) +04. Essa posição está localizada no centro de Virgo, a 4 graus a leste da estrela de magnitude 3 conhecida como Minelauva (delta Virginis). Esse radiante está melhor posicionado por volta das 01:00, horário local de verão, quando está no meridiano e mais alto no céu do sul. As taxas nesse momento devem ser inferiores a 1 por hora, não importa onde você esteja. Com uma velocidade de entrada de 20 km/s, o meteoro médio dessa fonte teria uma velocidade muito lenta. Essa fonte também está longe o suficiente do núcleo do radiante de antélio para ser notada, mas é preciso ter cuidado para diferenciar entre os dois radiantes.
O grande radiante Anthelion (ANT) está atualmente centrado em 14:36 (219) -15. Esta posição fica no oeste da Libra, a 4 graus a noroeste da estrela de magnitude 3 conhecida como Zubenelgenubi (alfa Librae). Devido ao grande tamanho deste radiante, esses meteoros também podem ser vistos do leste de Virgem, bem como de Libra. As taxas neste momento devem estar próximas de 3 conforme visto ao sul do equador. Com uma velocidade de entrada de 30 km / seg., O meteoro médio Anthelion seria de baixa velocidade.
Os kappa Serpentids (KSE) foram descobertos por A.F. Cook a partir de dados fornecidos por B. A. Lindblad, R.E. McCrosky e A. Posen. Esses meteoros estão ativos de 11 a 22 de abril, com atividade máxima ocorrendo no dia 16. O radiante atualmente fica em 16:30 (248) +18. Esta área do céu realmente fica no sul de Hércules, a 2 graus a sudeste da estrela dupla de magnitude 4 conhecida como gama Herculis. Com uma velocidade de entrada de 46 km / seg., O meteoro médio dessa fonte seria de velocidade média-rápida. Esses meteoros são melhor vistos quando o radiante está na linha do meridiano e está situado mais alto no céu do sul. As taxas horárias nesta semana devem ser inferiores a 1.
As Líridas (LYR) estão ativas de 16 a 29 de abril e devem atingir atividade máxima em 23 de abril. O radiante está localizado atualmente em 17:40 (265) +35. Esta área do céu está localizada no leste de Hércules, a 4 graus a sudeste da estrela de magnitude 3 conhecida como pi Herculis. Este radiante é melhor colocado durante a última hora antes do amanhecer, quando está quase acima em um céu escuro. As taxas neste fim de semana serão inferiores a 1, não importa sua localização. Com uma velocidade de entrada de 44 km / seg., O meteoro médio dessa fonte seria de velocidade média-rápida.
Os April epsilon Delphinids (AED) foram descobertos por P. Jenniskens e R. Rudawska dos levantamentos orbitais meteoroides CAMS e SonotaCo publicados em 2014.Esta fonte fraca está ativa de 31 de março a 20 de abril, com atividade máxima ocorrendo em 9 de abril. O radiante atualmente fica em 20:52 (313) +16. Esta posição fica no leste do Delfim, a 2 graus a oeste da estrela dupla de magnitude 4 conhecida como gama Delphini. Com uma velocidade de entrada de 60 km / seg., O meteoro médio dessa fonte seria rápido. Esses meteoros são melhor vistos durante a última hora escura antes do crepúsculo matinal, quando o radiante está mais alto no céu oriental. As taxas horárias atuais seriam inferiores a 1.
Os eta Aquariids (ETA) estão ativos de 15 de abril a 27 de maio com atividade máxima esperada em 6 de maio. O radiante está localizado atualmente em 21:38 (325) -07. Esta área do céu está localizada no oeste do Aquário, a 1 grau a sudeste da estrela de terceira magnitude conhecida como Sadalsuud (beta Aquarii). Esses meteoros são melhor vistos logo antes do início do amanhecer, quando o radiante está mais alto no céu oriental. As taxas horárias devem ser baixas esta semana, pois a atividade máxima ainda está a três semanas de distância. Com uma velocidade de entrada de 64 km / seg., O meteoro médio dessa fonte seria de velocidade rápida.
Por último delta Pavonids (DPA) é esperado neste fim de semana a partir de um radiante que fica perto de 22:26 (337) -66. Esta área do céu fica no oeste de Tucana, a 1 grau ao sul da estrela de magnitude 4 conhecida como zeta Tucanae. Esses meteoros são melhor vistos durante a última hora escura antes do amanhecer, quando o radiante está no céu sudeste. Com uma velocidade de entrada de 58 km / seg., O meteoro médio dessa fonte seria de velocidade rápida. As taxas esperadas são inferiores a 1 por hora durante este período. Esses meteoros são pouco vistos no Hemisfério Norte.
Comentários
Powered by Facebook Comments