Atividade da chuva de meteoros Geminids em 2016
INTRODUÇÃO
A chuva de meteoros denominada como Geminids (nomenclatura IAU GEM) é o último dos grandes chuveiros do ano e o objeto celeste que lhe dá origem é o Phaeton.
HISTÓRICO
ATIVIDADE DA CHUVA PARA O ANO DE 2016
A chuva de meteoros Geminidas, considerada um das melhores do ano por apresentar altas taxas horárias e meteoros brilhantes, ocorrerá durante o período entre 07 e 17 de dezembro com o seu pico observação máximo aproximadamente na noite de 13 para 14 de dezembro.
A taxa zenital horária é aproximadamente de 120 a 130 meteoros. Essa chuva apresenta algumas peculiaridades como uma distância perielica baixa q=0.14 e excentricidade alta, e=0.89, com periodo orbital de 1,43 anos.
Seus meteoros são mais lentos que o usual, apresentando uma velocidade de entrada de 35 km/seg (velocidade geocêntrica). Análises espectroscópicas desse chuveiro sugerem uma origem cometária de seus detritos, o que poderia indicar que o corpo parental do chuveiro seja originado de um cometa extinto.
Em 2016, o pico chega em plena Lua cheia, propiciando condições ruins de observação. No Hemisfério Sul, recomendamos que o observador esteja mais atento a partir das duas da manhã.
COMO LOCALIZAR O RADIANTE E A CONSTELAÇÃO?
Acompanhando a imagem acima, que apresenta o céu do dia 14 de dezembro após a meia noite do Horário Brasileiro de Verão, temos as seguintes condições;
- É muito importante conhecer sua posição, de início você precisa direcionar-se ao leste;
- Elevando seu olhar você encontrará logo acima uma estrela brilhante, de magnitude -1,46, chamada Sirius, da constelação Cão Maior;
- Observando a sua esquerda você encontrará as famosas três Marias (da esquerda para direita), Mintaka, Alnilam e Alnitak, da constelação Órion.
- As duas setas que partem das três Marias levam até próximo ao horizonte nas estrelas Castor e Pollux da constelação Gêmeos. O radiante está localizando ao lado esquerdo da estrela Castor.
.
Fonte: IMO, 2014, shower book
Edição: Diego de Bastiani
Comentários
Powered by Facebook Comments