ESTAÇÃO UEMA – MARANHÃO
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) é, há mais de 40 anos, a universidade de todos os maranhenses. É uma instituição de ensino gratuita e com uma estrutura multicampi que se ramifica por grande parte do território maranhense. Além disso, goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
A Uema foi criada em 1981, a partir da Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), que agrupava quatro escolas isoladas de ensino superior: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e Faculdade de Caxias. Em 1975, a FESM incorporou a Escola de Medicina Veterinária de São Luis e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz.
Atualmente, em 2023, possui alcance em 204 municípios por meio de campi com graduação presencial (20 municípios), pós-graduação stricto sensu (3 municípios), polos de educação a distância (52 municípios), programa Ensinar de Formação de Professores da Uema (42 municípios), Unabi (15 municípios), ProfiTec (11 municípios) e Proetnos (4 municípios).
EQUIPE DE TRABALHO DA UEMA
Fernando Marques de Oliveira Moucherek, é Doutor em Física pela Universidade de Brasília. Atual como Professor efetivo da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Atua também como Diretor do Curso de Física Licenciatura e coordenador do Laboratório de Astronomia OBAFIS e representante da parceria com a EXOSS.
Ryan Victor Cordeiro Morais é estudante de física e membro do OBAFIS e atua na manutenção da estação de monitoramento de meteoros.
A estação OBA-MA conta com a ativação de 1 câmera padrão da rede, iniciando atividades em setembro de 2024 e integra as atividades do OBAFIS.
O Observatório Astronômico da Física, fundado em 2008 na UEMA. Tem como objetivo, pelos graduandos, incentivar e divulgar as pesquisas astronômicas.
O OBAFIS está sob a coordenação dos professores do Departamento de Física – CCT/UEMA: Edvan Moreira, Fernando Moucherek, Márcio Tavares e Welberth Ferreira. O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).
Comentários
Powered by Facebook Comments