Associados e parceiros Exoss apresentam trabalhos no IMC 2020

A Conferência Internacional de Meteoros (Internacional Meteor Conference – IMC) de 2020 foi realizada em 19 de setembro no formato online pela primeira vez devido a pandemia do COVID-19.

O encontro virtual ocorreu em data única com participantes de vários países realizando 21 apresentações de pesquisas e 2 pôsters. O resumo dos trabalhos apresentados podem ser lidos aqui.

Nesta edição o projeto Exoss teve 3 trabalhos inscritos, que foram desenvolvidos por associados e parceiros do projeto com a utilização dos dados obtidos por nossas estações de monitoramento.

TRABALHOS APRESENTADOS

Na sessão 4 sobre física de meteoros, aconteceu a primeira apresentação do coordenador do projeto, Marcelo De Cicco, com o tema: Uma discussão renovada: Os meteoros hiperbólicos e sua origem interestelar. Esta pesquisa foi feita em parceria com o Pete Gural.

Na sessão 6 sobre software de detecção de meteoros, o aluno de ciência da computação da UNIFESP, Yuri Oliveira Galindo, apresentou a pesquisa sobre Machine Learning e meteoros com o tema: Filtrando Falsos Positivos de Imagens de Monitoramento de Meteoro com Aprendizado Profundo. Este trabalho tem como co-autores os pesquisadores Ana Carolina Lorena da Divisão de Ciência da Computação (IEC) no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Marcelo De Cicco da Exoss.

Ainda na sessão software de detecção de meteoros, o associado Guilherme Negri apresentou a nova ferramenta de gestão do projeto, o MONITOR EXOSS, um painel de monitoramento online para acompanhar as atividades das estações em tempo real. Esta ferramenta foi desenvolvida pelo time Exoss, com a liderança de Giovani Rescigno. Faremos oportunamente um post explicando o funcionamento da ferramenta, bem como os resultados obtidos.

CONFERÊNCIA VIRTUAL FUNCIONA?

A experiência do encontro virtual foi considerada positiva por muitos participantes e a IMO – International Meteor Organization – recebeu sugestão de que o formato seja analisado para futuros eventos. A mudança foi causada na pandemia, mas talvez esse novo formato seja também uma chance de desenvolver ainda mais o IMC, alcançar novos participantes e estabelecer um novo patamar de intercâmbio.

A seguir a foto oficial do evento com a imagem dos participantes da edição 2020 da Conferência Internacional de Meteoros.

Parabenizamos a organização do evento, que foi um sucesso, e esperamos encontrar todos novamente em 2021.