Radiante Alpha Capricornids – CAP com o 4º LUGAR
O radiante de uma chuva de meteoros é um ponto no céu de onde (para um observador num planeta) os meteoros parecem originar. A nominação de uma chuva e meteoros pode estar associada à localização do radiante no céu. Um observador pode ver os meteoros em qualquer posição no céu, mas a direção de movimento, se rastreada, apontará para o radiante. Um meteoro cuja trajetória não pertence a uma chuva catalogada é denominado esporádico
Veja também: 5º lugar do ranking de chuvas de meteoros
Continuando a série TOP5 de capturas de meteoros da rede EXOSS, o 4º lugar em observações de meteoros analisados é o radiante:
CAP – ALPHA CAPRICORNIDS (CÓDIGO IAU Nº01)
O chuveiro está associado ao cometa 169P/NEAT e é visível todos os anos entre os dias 03 de julho e 15 de agosto.
HISTÓRICO DO RADIANTE
Este chuveiro é bem conhecido desde o século 19, mas com o levantamento fotográficos e de dispersão de ondas de rádio, alpha capricornids começou a aparecer mais complexa.
“Este chuveiro parece ter sido descoberto em 1871 Miklos von Konkoly-Thege da Hungria plotados seis meteoros de RA = 305 °, decl = -4° durante 28-29 julho. Em 28 de Julho de 1878, WF Denning da Inglaterra fez uma observação provável desta chuveiro quando ele projetou cinco meteoros de α = 305°, δ = -14° e E. Weiss, também da Hungria observaram o chuveiro durante 25-28 julho, 1879, quando ele projetou quatro meteoros de α = 305 °, δ = -7°” (KRONK, Gary – METEOR SHOWERS ONLINE).
PICO DE ATIVIDADE
A duração deste chuveiro se estende de 15 de julho a 11 de setembro máxima parece ocorrer durante a 01 de agosto (λ = 128,6 °) a partir de uma radiante média de α = 306,7 °, δ = -8,3 °.
A atividade máxima ocorre por volta do dia 30 de julho, quando a taxa horária zenital fica entre 6 e 14 meteoros por hora. Os meteoros são geralmente descrito como lento. O chuveiro tem a reputação de produzir alguns dos meteoros mais brilhantes das grandes chuvas. Esses meteoros atingem a atmosfera terrestre a uma velocidade de 30 km/s.
OBSERVAÇÕES FEITAS PELA REDE EXOSS
No gráfico acima, com plotagem de todas as Estações Exoss, foram registrados em 2015 dados entre os dias 10 de julho ao dia 17 de agosto, sendo que o maior número de capturas ocorreu entre os dias 19 de julho ao dia 06 de agosto, sendo o maior número de meteoros registrados no dia 20 de julho. Nesse gráfico temos o número de capturas por dia em todas as estações Exoss. Como mencionado, a máxima atividade ocorre no dia 30/07, observamos no gráfico com o valor registrados é inferior a outras datas antes e após o pico. Devemos destacar que esse valor não corresponde a taxa horária zenital (THZ) e sim o número registrado, levando em consideração o número de câmeras ligadas em cada dia, localização e área de cobertura de cada estação.
Neste segundo gráfico – Summary Incidence x Station, a distribuição das capturas por estação EXOSS por data.
Nesta imagem, uma bela captura de um CAP pela estação MCZ de Mogi das Cruzes-SP.
No catalogo oficial da IAU o radiante CAP – Alpha Capricornids encontra-se ativo.
Pesquisa: Diego de Bastiani Gráficos: Marco Mastria via banco de dados Exoss
Referências: 1. Astro.amu.edu 2. Wikipedia [1] 3. MeteorShowers 4. IMO
Este post é parte do evento Semana Mundial do Espaço 2015. #WSW15
Acompanhe as atividades da EXOSS através de nosso site live.exoss.org e em nossas mídias sociais.
Comentários
Powered by Facebook Comments