Associado Exoss recebe homenagem em SC
O nosso associado professor Carlos Rutz da estação de Chapecó-SC ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa no dia 27 de junho, para apresentar o Projeto Oficina de Robótica, que ele criou e desenvolveu em escolas de Chapecó. Rutz também foi homenageado pelo deputado Cleiton Fossá (MDB).
Criada em 2014, a Oficina de Robótica é uma atividade extracurricular voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, realizada em escolas públicas de Chapecó. Na oficina, os estudantes constroem e programam robôs, participando de feiras e eventos de tecnologia, além de competições de robótica.
Como responsável pela oficina, Rutz, que é professor de matemática na 27, já recebeu o Prêmio Educador Elpídio Barbosa, concedido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SC), e o título de Professor Inovador da Fapesc, entre outras honrarias.
Ao longo desses dez anos, os estudantes da oficina participaram de eventos nacionais e internacionais de robótica, sendo premiados em diversas ocasiões. Em 2023, eles representaram Santa Catarina e o Brasil na Copa do Mundo de Robótica Escolar, realizada na Alemanha.
“Sou cria da escola pública e da universidade pública e estou onde sempre quis estar, que é na sala de aula, sendo professor”, disse Rutz.
A oficina é mantida com o apoio de familiares dos estudantes, empresas e organizações, além de campanhas de arrecadação realizadas para cobrir as despesas de viagem para participação nos eventos.
Rutz lamentou o encerramento de editais que eram mantidos pelo Estado, por meio da Fapesc, para incentivo à educação básica, e criticou a falta de tempo para que o professor planeje as atividades de laboratório. “Sem esse tempo, esses projetos, infelizmente, acabam inviabilizados”, afirmou.
O deputado Cleiton Fossá ressaltou a importância de iniciativas como a desenvolvida pelo professor Rutz. “A educação é fundamental para preparar nossos jovens. Vivemos na era da tecnologia e da inovação, e é crucial que nossas escolas estejam preparadas para isso”, afirmou.
O parlamentar também lamentou que os professores sejam alvo de patrulhamento. “Muitas lideranças que se consideram patronos da moralidade utilizam as redes sociais para desrespeitar os professores.”
Com informações da Rádio Chapecó FM
Comentários
Powered by Facebook Comments