Pequeno asteroide impactou a Terra em 22 de junho
Quarta vez na história que um asteroide é detectado antes de entrar na atmosfera da Terra.
O projeto Atlas de monitoramento de asteroides detectou um pequeno NEA em 22 de junho de 2019, classificado temporariamente de A10eoM1 para que outros observadores ao redor do mundo também pudessem monitorar.
A partir desta informação o JPL – NASA Jet Propulsion Laboratory – analisou as informações e gerou uma previsão de uma bola fogo na mesma data, 22 de junho de 2019 às 21:30 UT. O JPL fez os cálculos da órbita do asteroide A10eoM1 com base nas quatro observações ATLAS e assumindo que realmente teria um impacto usando também dados do observatório PanSTARRS.
Com o cálculo da órbita do objeto a partir das observações disponíveis do NEOCP A10eoM1 feitos pelo Atlas Survey e pelo Panstarrs, o pesquisador Peter Brown localizou consistentemente uma bola de fogo em 22 de junho de 2019 às 21:31:54 UT – latitude +15.02, longitude W68.65 na costa sul da Jamaica.
Conforme informações de Peter Brown, as ondas de rádio registradas pela estação de infrassom das Bermudas cerca de 2000 km do evento, mostraram dados que consistentes com o bólido de aproximadamente 5 kilotons correspondente a um impacto de NEA de um objeto de 3 metros de diâmetro.
O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.
Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!
Comentários
Powered by Facebook Comments