Os efeitos do Clima Espacial (vide definição abaixo) afetam a sociedade em muitas maneiras. Muitas certamente ainda desconhecemos. Melhor então é conhecer as escalas que os efeitos que conhecemos nos afetam. Por isso, o Programa Embrace – Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial/INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais disponibiliza um App que coloca na sua mão as informações publicadas no Portal Embrace e os alertas. Baixe o Brazilian Study and Monitoring of Space Weather (aplicativo para Android).
Neste App você tem acesso ao nível das Tempestades Geomagnéticas (de G1-Fraco a G5-Extremo), os quais podem gerar correntes problemáticas em linhas de transmissão de energia elétrica causando sobrecargas e produzindo apagões. Ele também mostra o gráfico com a ocorrência de Explosões Solares (de R1-Fraco a R5-Extremo), as quais podem interromper comunicações em rádio (transmissões de sinais de televisão, comunicação de aeronaves e transmissões de celulares), além de reduzir a precisão do sistema de GPS (Global Positioning Systems). Também é possível acessar no App as últimas notícias a respeito do assunto e ler os boletins diários sobre as condições do tempo no espaço, publicado por especialistas na área.
DEFINIÇÃO DE CLIMA ESPACIAL
O clima espacial abrange as condições e os processos que ocorrem no espaço, que têm o potencial de afetar o ambiente próximo à Terra e/ou o ser humano ou os atuais ativos tecnológicos.
O ROCG – Remote Observatory Campos dos Goytacazes participou da pesquisa Explorando o sistema binário 617 Patroclus-Menoetius, demonstrando o protagonismo
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.