Resultado da ferramenta relatos de meteoros 2017 – parte 3
Chegamos a terceira e última parte do relatório com os resultados do trabalho da Exoss em torno da ferramenta Relato de Meteoros no ano de 2017. Nos artigos anteriores (parte1 e parte2) podemos observar como foi o crescimento da ferramenta pelo mundo, os eventos internacionais em destaque e a adesão de países tradicionais nos estudos de meteoros em relatos de meteoros; também resumimos os principais eventos ocorridos no Brasil em um ano que convenhamos não foi dos melhores para a prática da astronomia observacional e por instrumentação.
Nesta última parte veremos como foram algumas ações dirigidas pela Exoss no âmbito de aperfeiçoamento e divulgação da ferramenta.
CERTIFICADO POR CONTRIBUIÇÃO VIA RELATOS
A emissão de certificados por colaboração nos relatos no Brasil foi uma iniciativa Exoss pautada em conversas com a American Meteor Society para fomentar o estímulo da observação do céu ao conferir a testemunha um certificado de participação e agradecimento por colaborar com os estudos no Brasil.
O evento pode ser acessado neste link com os relatos individuais do professor e estudantes:
CRIAÇÃO DO GRUPO DE RELATOS DE FIREBALL SOUTH AMERICA
A criação de um grupo no facebook com foco apenas em relatos de meteoros também foi uma forma de fomentar o tipo de observação no país com a troca de informações a respeito de eventos na América do Sul de forma mais organizada para obtenção de melhores resultados na divulgação. PARA PARTICIPAR DO GRUPO CLIQUE AQUI.
Grupo com foco em relatos de meteoros no Brasil e América do Sul
APRESENTAÇÃO DA FERRAMENTA NO ENAST 2017
A associada Kécia Silva apresentou um banner no Encontro Nacional de Astronomia realizado em Novembro de 2017 com o tema: “REPORT FIREBALL: uma ferramenta colaborativa mundial a serviço da ciência cidadã”.
Para maiores detalhes sobre a apresentação do trabalho, acesse o link: https://press.exoss.org/exoss-participa-do-20o-encontro-nacional-de-astronomia-enast/
MUDANÇAS NA FERRAMENTA – DIVULGAÇÃO
Importantes mudanças ocorreram na ferramenta neste ano de 2017.
A American Meteor Society e International Meteor Organization definiram links diretos para a ferramenta, assumindo a Exoss o novo endereço exoss.imo.net; o link anterior bolido.exoss.org criado pela Exoss para facilitar a divulgação foi uma das experiências que favoreceram essa padronização a nível mundial via IMO.
Outras importantes mudanças na ferramenta ocorreram no ano de 2017 e também em 2018, com aspectos técnicos para a utilização dos dados gerados pela mesma, será necessário um tópico exclusivo para isso; em breve falaremos sobre tais mudanças e como a Exoss colaborou para tais aprimoramentos com a American Meteor Society.
Para saber um pouco da história da ferramenta, disponibilizamos em 2017 dois vídeos:
Edição: Eduardo P. Santiago
Comentários
Powered by Facebook Comments