Participação da Exoss na International Meteor Conference IMC 2017

Durante os dias 21 a 24 de setembro de 2017, aconteceu a Conferência Internacional de Meteoros, em Petnica, na Sérvia. Foram 4 dias de troca de informações e experiências no monitoramento de meteoros, permitindo a todos conhecer os principais estudos na área.

A Conferência contou com 132 participantes de 25 países, dentre os quais, representando as principais redes de monitoramento de meteoros pelo mundo.

Marc Gyssens (Tesoureiro da IMO, Bélgica), François Colas (Fripon, França), Marcelo De Cicco (Exoss, Brasil), Cis Verbeeck (Presidente da IMO, Bélgica), Mike Hankey (AMS, EUA), Pete Gural (IMO, EUA). Foto: Vincent Perlerin

O coordenador da Exoss, Marcelo De Cicco, fez diversos contatos com participantes que eram conhecidos virtualmente, e retomou contato com os amigos e parceiros da Exoss em estudos e projetos, além de representar a NASA e o Seti Institute.

Marcelo De Cicco (Exoss, Brasil), Cis Verbeeck (Presidente da IMO, Bélgica) Foto: Vincent Perlerin

No dia 22 de setembro, Marcelo De Cicco, apresentou o trabalho: Técnicas de Inteligência Artificial aplicadas na Automação de Validação de Meteoros e Controle de Qualidade de Trajetória para Direcionar a Pesquisa de Cometas de Período Longo, autoresMarcelo De Cicco, S. Zoghbi, AP Stapper, AJ Ordonez, J. Collison, Pete S Gural, S. Ganju, J.-L. Galache e Peter Jenniskens. Esta pesquisa é resultado do Nasa FDL 2017 (mais informações aqui).

No dia 24 de setembro, houve a apresentação do trabalho: A rede de videomonitoramento de meteoros brasileira EXOSS: status e primeiros resultados. Um projeto de Ciência Cidadã, autoresMarcelo De Cicco, Daniela Lazzaro e a equipe EXOSS. Este trabalho é resultado de 2 anos de registros e estudos de meteoros no Brasil. Todos os trabalhos apresentados podem ser vistos aqui.

A próxima conferência em 2018 será nos dias 30 de agosto a 2 de setembro na cidade de Pezinok-Modra, na Slovakia.

Nosso agradecimento ao representante da American Meteor Society – AMS, Mike Hankey, pela doação de um meteorito para a rede Exoss que será utilizado para estudos, pesquisas e divulgação do trabalho no país.
Vincent Perlerin da IMO, checando o celular trajando camiseta da Exoss. Foto Mariusz Wiśniewski

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário