Um cometa pode ter impactado a Terra cerca de 10 milhões de anos após a extinção dos dinossauros
Cerca de dez milhões de anos após a famosa extinção dos dinossauros, um pequeno cometa pode ter impactado a Terra, ocasionando o denominado máximo térmico do Paleoceno-Eoceno (PETM), quando as temperaturas globais aumentaram de 5 a 8 graus de temperatura, causando migrações de espécies em massa.
Esta nova descoberta baseia-se em evidencias encontradas na região de New Jersey – USA, em camadas sedimentares associados ao inicio da PETM, são esférulas escuras, vitrificadas, típicas de fusão por alto calor devido a impactos de objetos vindo do espaço.
Embora, o possível impacto não tenha causado danos comparáveis a extinção global de espécies, é um indicador de como impactos menores poderiam afetar ecossistemas locais, disparando efeitos cascata. É uma descoberta instigante e ainda contestável, pois datações mais precisas das esférulas são esperadas para confirmação final de que de fato pertenceriam ao início da era PETM.
Essa descoberta foi apresentada no encontro anual da Sociedade Americana de Geologia, dia 27 de setembro de 2016. Mais informações podem ser encontradas no link.
Edição: Marcelo De Cicco
O projeto Exoss Ciência Cidadã é uma rede colaborativa com a participação de universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior, e com voluntários cidadãos como você, que também pode participar e ajudar a ciência brasileira.
Compartilhe esta notícia para seus amigos e ajude o projeto!
Comentários
Powered by Facebook Comments