Sprites registrados em cores pela 1a. vez no país
Descarga elétrica ocorrida no sul do país foi registrada por estação em São Paulo
Desde o primeiro trimestre de 2014 quando os primeiros registros de T.L.E feitos no Brasil a partir de estações particulares, como o caso dos registrados pelo associado da Exoss Marco Mastria, e, consequentemente demais estações de meteoros no país, a curiosidade para este tipo de fenômeno vem aumentando. A Exoss agora conta em seu acervo on-line (live.exoss.org aba T.L.E) o primeiro registro em cores de um T.L.E ocorrido no Brasil.
Nas imagens registradas no dia 20/02/2016, pode-se observar sua coloração avermelhada, conhecido como RED SPRITE.
Red Sprite registrado pela estação localizada em São Sebastião/SP, imagem à esquerda original obtida pela câmera em cores, a direita imagem realçada.
Registrada pela Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas – RINDAT bem como satélite GOES13 canal 4 as descargas ocorreram entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
Seus registros foram possíveis através de São Paulo pois a câmera instalada opera com baixa elevação o que permite grande alcance. Veja aqui o vídeo.
Satélite GOES13 canal 4
Sistema RINDAT
Estação EPS/SP situada em São Paulo no dia 20/02/2016 sua área de cobertura permitiu os registros.
Na imagem é possível visualizar que há um distanciamento evidente da câmera pelo Red Sprite registrado, fazendo com que ele aparenta ser pequeno, mas esse é um efeito ótico dado a distância a que foi observado o evento.
T.L.E’s são grandes em proporções e passam despercebidos pois ocorrem em uma fração muito minúscula de tempo, alguns podem atingir até 500km de extensão como os Elves.
Dimensões de eventos luminosos transientes T.L.E, cortesia Martin Popek
Sprite registrado pela mesma câmera visualmente maior pois o evento ocorreu na região oceânica do estado de São Paulo
No último dia 15/02/2016 as estações CDR, MCZ e EPS situadas em São Paulo também realizaram registros e triangulações de T.L.E’s.
Triangulações de T.L.E registradas pela Exoss dia 15/02/2016
Câmeras de alta definição ativas no Japão estão possibilitando um maior entendimento neste fenômeno que, somente nos últimos 25 anos, tem sido melhor compreendido através dos estudos.
Edição: Eduardo P. Santiago
Referências: 1.“Sprites, Elves and Intense Lightning Discharges” Martin Füllekrug,Eugene A. Mareev,Michael J Rycroft - NATO Science Series 2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Evento_luminoso_transiente 3. http://www.tau.ac.il/~colin/courses/AtmosElec/ChenISUAL08.pdf 4. http://sigma.cptec.inpe.br/ 5. live.exoss.org
Comentários
Powered by Facebook Comments