Qual é a diferença entre objetos próximos à Terra e asteróides próximos da Terra?
Qual é a diferença entre objetos próximos à Terra e asteróides próximos da Terra? A terminologia pode ser confusa.
O termo NEA representa asteróide próximo à Terra. Objetos próximos da Terra (ou NEOs) é um termo mais geral que inclui tanto o NEAs: orbitando dentro do sistema solar interior e próximos da Terra como os cometas (CNE), cujas órbitas são semelhantes aos de NEAs mas têm uma origem diferente. NEOs orbitam o Sol nas proximidades do nosso planeta e oferecem aos astrônomos a possibilidade de fazer um levantamento desses vizinhos do sistema solar interior. Uma vez descoberto começamos a monitorar o NEO, podendo projetar sua órbita para frente, em muitos anos e prever se ele vai se chocar com a Terra (o que é realmente importante!).
Uma vez que detectamos um NEO, podemos saber que ele vai continuar a se desviar de nós nas próximas 100 ou mais órbitas em torno do Sol. Um futuro sistema de “alerta prévio” geralmente fornecer-nos com décadas de antecedência avisos de possível impacto. O raro caso de descoberta de um NEO apenas um pouco antes do impacto também é uma possibilidade. Em tal situação, mesmo com alguns dias ou semanas de pré-aviso, descartando a possibilidade de deflexão do objeto em curso de impacto, vai permitir-nos a evacuação da área de impacto.
Quantos Objetos Próximos a Terra Foram descobertos até agora?
A partir de 19 de dezembro de 2015 , 13.599 objetos próximos à Terra foram descobertos. 878 destes NEOs são asteróides com um diâmetro de aproximadamente 1 km ou maior. Além disso, 1.648 foram classificados como asteróides potencialmente perigosos (PHAs) . De acordo com a NASA JPL website .
Fonte: Asteroid Day
Participe do evento ao vivo, clique na imagem.
Comentários
Powered by Facebook Comments