Procurando Vesta, Searching for Vesta asteroid

ESTE POST É PARTE INTEGRANTE DO EVENTO DIA DO ASTEROIDE BRASIL 

A coordenação do Asteroid Day, convida todas as instituições astronômicas a mostrar para sua comunidade o asteroide Vesta. Ele estará em oposição em 17/18 de janeiro, atingindo a 6a. magnitude, e poderá ser visível com binóculos ou telescópios de pequeno porte.

Será também um evento teste pois haverá uma nova próxima oposição de Vesta em junho de 2018, junto do evento Asteroid Day de 2018.

 

Posição de Vesta dia 17 de janeiro às 22 horas – Simule neste link.

A margem de observação será de 14 a 21 de janeiro (de sábado a sábado) para aproveitar seu período de maior brilho. Vesta é o objeto mais brilhante do Cinturão de Asteroides e com maiores chances de ser observado ao vivo. É importante incentivar esta observação para comunidade e amantes da astronomia, que geralmente só observam Lua, planetas, estrelas e alguns objetos do céu profundo.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Acompanhe todas as transmissões da programação Procurando Vesta. Haverá uma transmissão sob a coordenação de Marcelo Zurita Região Nordeste, com a Bramon. E o coordenador Sul, Cristian Reis Westhpal, fará  transmissão com o Ciência e Astronomia.

Lembrando que no 14/1 a Lua poderá atrapalhar a observação porque estará relativamente próxima da posição de Vesta no céu. Os dias seguintes serão mais fáceis. Marte e Vênus também estarão visíveis no céu. Por se tratar de um período de oposição o asteroide nascerá por volta das 18:00 (19:00 horário de verão). Enquanto Vesta não alcança uma altura razoável pode-se observar Marte e Vênus ao anoitecer.

A Exoss fará uma transmissão ao vivo no dia 18 de janeiro a partir das 21 horas (horário de Brasília), onde você poderá acompanhar através do observatório remoto da rede, o ROCG Remote Observatory Campos dos Goytacazes.

Mais informações sobre o Asteroide Vesta, no site da Nasa, aqui e aqui.


UPDATE – Atualização deste post em 18/01/2017 com as imagens feitas na data da transmissão.

As imagens do registro de Vesta feitos pelo ROCG no dia da transmissão também foram assunto de pauta do programa Luneta da Revista Galileu, a partir dos 17 minutos.

Luneta 41

ASTRONOMIA: Poderiam manchas escuras misteriosas na atmosfera de Vênus ser evidência de vida microbiana? No #Luneta 41, nosso repórter André Jorge de Oliveira discute os mistérios venusianos. E mais: a SpaceX volta com tudo, todas as dicas para observar o asteroide Vesta hoje mesmo, avanços no estudo do Sol e o adeus a Eugene Cernan, último ser humano a caminhar pela Lua. Acompanhe AO VIVO!Saiba mais:+ Hoje é a melhor noite do ano para observar o asteroide Vesta: http://glo.bo/2jHX8cC+ Onda gigante misteriosa surge na atmosfera de Vênus: http://glo.bo/2jW5fzX+ Eugene Cernan, último homem a pisar na Lua, morre aos 82 anos: http://glo.bo/2jynnSL+ Universo observável tem 10 vezes mais galáxias do que se pensava: http://glo.bo/2j3vvu0+ O Sol em 2016: http://bit.ly/2j3z7Mx

Posted by Revista Galileu on Friday, January 20, 2017

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *