Os “space bulls” estão chegando – O enxame Taurídeas
INTRODUÇÃO
Todo ano a Terra passa pela corrente de meteoróides denominada Complexo das Taurídeas, em dois períodos: Jun/Jul e Outubro/Novembro. No primeiro período produz meteoros vindos do lado diurno terrestre, portanto menos pujantes. Porém, o segundo periodo produz meteoros particularmente interessantes ao observador, principalmente àqueles atentos a visualização de bólidos (fireballs).
O enxame Taurídeas é um sistema dinâmico, composto de uma infinidade de fragmentos, variando entre dimensões de micro a kilométricas, orbitando o Sol. Duas chuvas bem conhecidas são ligadas a esse complexo: Southern e Northen Taurideas.
O corpo parental associado a produção de debris neste grande complexo é o cometa Encke, embora existam outras fontes de fragmentos também associadas.
O complexo Taurídeas é de tamanha importância científica, envolvendo estudos de eras glaciares na Terra, impactos na superfície terrestre catastróficas, e outras implicações na esfera da astrofísica solar, que fugiria ao escopo desta publicação escrever sobre seus detalhes. Portanto recomendamos aos mais interessados que leiam acerca desse sistema meteoroidal, nos seguinte links :
ATIVIDADE PARA O ANO DE 2015
Este ano é esperado uma grande atividade entre os períodos de fins de outubro a 10 de novembro, conforme as prediçoes do modelo de David Asher, em seu artigo : “An Extraterrestrial Influence during the Current Glacial-Interglacial”, publicado em 1993 [1]. O melhor horário de observação é após a meia noite. O último dessa monta foi em 1954, o próximo será em torno de 2076.
PARÂMETROS DAS CHUVAS Northern e Southern Taurids [2]:
Southern Taurids
Atividade : October 1-November 25;
Maximo : November 5 (sol = 223°);
ZHR : 5;
Radiante : alpha = 052°, delta = +13°
Vgeo : 27 km/s
Northern Taurids
Activa : October 1-November 25;
Maximo : November 12 (sol = 230°);
ZHR : 5;
Radiante : alpha = 058°, delta = +22°
Vgeo : 29 km/s
Nós dá Exoss estaremos atentos, especialmente ao registro do enxame. As capturas já realizadas por nossas estações podem ser visualizadas em live.exoss.org, aba Chuvas.
Olhos nos Céus!!
Fontes: [1] SAO NASA [2] IMO
Edição: Marcelo De Cicco
Comentários
Powered by Facebook Comments