Novas pesquisas apontam provável local de nascimento do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
Numa singular coincidência, um dia após o dia do falecimento descobridor do famoso cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, foi apresentado um trabalho sobre o provável local de “nascimento” do famoso cometa, no 48 o. encontro anual conjunto da divisão de ciências planetárias da Sociedade Astronômica Americana e do 11o. Congresso anual de Ciências Planetárias europeu, na cidade de Pasadena – Califórnia, local da sede do JPL.
Os pesquisadores da Western University do Canadá, e da Universidade de Viena, respectivamente, Dr. Mattia Galiazzo e Dr. Paul Wiegert apresentaram seus resultados de simulações numéricas, envolvendo um período de iterações computacionais referente a cálculos de 50 milhões de anos para trás e chegarem a conclusão que o cometa Churyumov-Gerasimenko pode ter mesmo se originado do cinturão de Kuiper, em sua parte mais externa, cerca de duas vezes a distancia do planeta Netuno. Fortalecendo a hipótese de que este cometa seja um repositório de material pristino, da época da formação de nosso Sistema Solar.
Diagrama mostrando o caminho do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Credito: Mattia Galiazzo / Paul Wiegert.
O mais curioso é que nas simulações numéricas, emulando as pertubações de corpos do sistema solar, o planeta anão Ceres e também o asteróide Vesta influenciaram o destino orbital do cometa, além , claro, de Júpiter.
Este cometa é relativamente novo na parte mais interna do nosso sistema solar, pois está a “somente” cerca de 10.000 anos numa trajetória mais próxima dos planetas interiores – atualmente seu semi-eixo maior é cerca de 3.5 UA – após passar milhões de anos na parte mais longe do cinturão de Kuiper, denominada de região de espalhamento.
Logo abaixo, apresentamos um video , que mostra a evolução orbital do cometa:
Fonte: Sci-News
Edição: Marcelo De Cicco
Comentários
Powered by Facebook Comments