Nova teoria sobre a origem do cinturão de asteroides
Dois de pesquisadores da Universidade de Bordéus propôs uma nova teoria para explicar a origem do cinturão de asteroides. Em seu artigo publicado em Science Advances, Sean Raymond e Andre Izidoro descrevem sua teoria e o que eles encontraram ao tentar modelá-lo.
O cinturão de asteroides (às vezes referido como o cinturão de asteroides principal) orbita entre Marte e Júpiter. Consiste em asteroides e planetas menores formando um disco ao redor do sol. Ele também serve como uma espécie de linha divisória entre os planetas rochosos internos e gigantes do gás externo.
A teoria atual sugere que o cinturão de asteroides já estava muito mais densamente povoado, mas a atração gravitacional de Júpiter lançou aproximadamente 99% de seu material antigo para outras partes do sistema solar ou além. Os astrônomos também assumiram que a gravidade de Júpiter evitava que o material no cinto se juntasse em planetas maiores.
Neste novo esforço, os pesquisadores propõem uma explicação completamente diferente da origem do cinturão de asteroides – sugerindo que o cinto começou como um espaço vazio e foi posteriormente preenchido por material lançado dos planetas interno e externo.
ASTEROIDES PODEM SER DE ORIGEM PLANETÁRIA
Os pesquisadores observam que os asteroides mais próximos dos planetas rochosos (chamados asteroides de tipo S) tendem a conter silicatos, semelhantes aos planetas internos. Em contraste, os asteroides no cinto mais próximos dos gigantes do gás (chamados de asteroides de tipo C) tendem a conter mais carbono, tornando-os mais parecidos com os gigantes do gás. Isso, os pesquisadores observam, sugere que os asteroides realmente vieram dos planetas enquanto eles estavam se formando – o excesso de material foi essencialmente expulso no cinturão de asteroides, onde permanece hoje.
Para testar sua teoria, os pesquisadores criaram um modelo imitando o sistema solar inicial, durante o qual o cinturão de asteroides começa como vazio. Executando o modelo para a frente, eles relatam, mostrou que era possível que o material dos outros planetas pudesse ter chegado ao cinto, resultando no disco observado hoje. Eles planejam continuar sua pesquisa para ver se eles podem encontrar mais evidências para sua teoria, ou para a visão convencional.
Fonte: Phys.org
Comentários
Powered by Facebook Comments
Eu gostaria de saber como essa teoria explica a presença de côndrulos em asteroides. Os autores sugerem que os asteroides do Cinturão foram expelidos por Marte e Júpiter, porém não compreendo como esses asteroides não teriam sofrido alteração suficiente para apagar o registro de côndrulos neles, uma vez que teriam sofrido violentos impactos em grandes corpos que também passaram por diferenciação. Isso está me deixando bem confusa.
Agradeceria uma resposta!
Olivia, publicamos a informação da proposta de uma nova teoria neste link https://advances.sciencemag.org/content/3/9/e1701138 onde voce pode obter mais detalhes. E como toda teoria precisa de análise e estudos para comprovação.