Exoss firma colaboração de dados com a rede CAMS da Nasa
O projeto Exoss firmou uma colaboração de dados com a rede CAMS da Nasa. Esta parceria visa formar um banco mundial de dados de meteoros, fornecendo dados para estudos e pesquisas.
Um novo portal de consultas das recentes detecções de meteoros foi elaborado e os dados entrarão gradualmente nos próximos meses. Até o momento, já é possível ver as detecções de meteoros da noite passada pelas redes LOCAMS e Florida e os mais recentes dados reduzidos da rede BeNeLux por Martin Breukers e Carl Johannink. Basta acessar http://cams.seti.org/FDL/ e escolher a data a partir da janela “Escolher uma data”.
PORTAL GLOBAL METEOR SHOWER ACTIVITY
Esta nova ferramenta web é parte de um esforço do Nasa Frontier Development Lab 2017 , um programa de aceleração de pesquisa da NASA no Instituto SETI, liderado por James Parr e Bill Diamond e apoiado pela NVidia e pela IBM, entre outros, que se propôs a usar técnicas de inteligência artificial para automatizar o fluxo e e redução de dados CAMS.
Durante o FDL, Susana Zoghbi, Antonio Ordonez, Marcelo de Cicco e Andres Plata Stapper desenvolveram ferramentas de machine learning e de deep learning para discriminar meteoros de outras detecções que será usado para melhorar futuras versões dos programas de Confirmação e Coincidência.
Leia também: Peter Jennikens participa de live sobre cometa Borisov
CAMS NA EXOSS
Também desde agosto de 2017, a Exoss passou a integrar não somente o banco de dados na CAMS como também ativou a primeira estação CAMS no Brasil, que está em testes, e de forma inovadora utilizando um setup de baixo custo e alcançando bons resultados nas capturas e análises.
O coordenador de suporte da rede, Eduardo Placido Santiago é o responsável pela operação da estação CAMS, e em breve publicaremos os resultados já consolidados.
Com informações da CAMS.
Comentários
Powered by Facebook Comments