Em memória ao astrônomo Julio Lobo

Em Memória de Julio Lobo: Um Legado de Estrelas e Sabedoria

Por 47 anos, Julio Lobo dedicou sua vida ao estudo meticuloso das estrelas e da bela arte: ensinar sobre elas. Com sua paixão pela astronomia inspirou gerações de entusiastas da astronomia e jovens cientistas, atuando como astrônomo no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini. Desde 2015 se associou à Exoss sendo um grande colaborador na divulgação do projeto.

Lembrando-nos sempre da importância de olhar para cima, admirar a vastidão do universo e sonhar com o desconhecido, conduziu a muitos, de maneira imersiva, pelas lendas e histórias do Universo. Que sua jornada além das estrelas seja tão grandiosa quanto sua contribuição para a ciência brasileira.

Para homenagear sua rica trajetória e manter viva sua memória, compilamos uma linha do tempo com imagens e vídeos que celebram sua vida e suas contribuições para a astronomia.

1989 – Uma Homenagem a Jean Nicolini

No dia 22 de abril de 1989, Julio Lobo gravou e narrou um vídeo sobre os 32 anos de observações solares de Jean Nicolini, realizadas entre 1956 e 1988. Este vídeo foi apresentado na 1ª Convenção Regional de Observadores da Liga Iberoamericana de Astronomia (LIADA) em Caracas, Venezuela. No vídeo, vemos Julio chegando ao observatório, abrindo a cúpula, preparando os instrumentos e registrando suas observações solares.

Assista ao vídeo

2009 – Jornal Correio Popular

Uma reportagem no Jornal, no suplemento Correio Criança

O astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, conta que as pessoas muitas vezes desconhecem a influência dessa ciência no cotidiano.

Leia a matéria completa neste link.

Até 2011 ele manteve o blog https://juliolobo.blogspot.com/ onde há uma biografia e alguns projetos e ações que ele desenvolveu até esta data. No site há muitas fotos antigas de suas palestras e divulgações.

2011 – Aula de Astronomia

Em junho de 2011, Julio Lobo conduziu uma aula introdutória de astronomia para alunos da EMEF Dr. João Alves dos Santos. A aula ocorreu no Observatório de Capricórnio, em Joaquim Egídio, Campinas, onde os alunos puderam observar o céu, aprender sobre constelações e admirar Saturno.

Assista ao vídeo

2012 – Entrevista sobre o Observatório Jean Nicolini

No dia 25 de junho de 2012, Julio Lobo foi entrevistado pelo Ecoreserva, onde contou sobre a fundação do observatório Jean Nicolini e discutiu as atividades desenvolvidas desde 1977. Ele também abordou questões ambientais e o impacto do crescimento urbano desordenado na visibilidade do cosmos.

Assista à entrevista

2017 – Lives do Canal Julio Lobo

Em abril de 2017, Julio Lobo realizou duas lives intituladas “Viajante Estelar” em seu canal no YouTube, onde compartilhou suas reflexões e conhecimentos sobre o universo.

Assista às lives

Viajante Estelar 2

Em 2017 foi promulgada a Lei Nacional instituindo o Dia Nacional da Astronomia e contamos neste artigo como o Julio Lobo teve participação nesta lei.

2018 – Documentário no Canal Futura

Em 10 de janeiro de 2018, o Canal Futura lançou um documentário parcial filmado no Observatório Municipal de Campinas, onde Julio Lobo foi entrevistado. O documentário completo está disponível no Canal Futura Play.

Assista ao documentário

2020 – Papo das Estrelas

Em 2020, Julio Lobo participou do “Papo das Estrelas”, onde discutiu aplicativos de astronomia como Sky Map, Celestia, Stellarium e ISS Live.

Assista ao Papo das Estrelas

2020 – Fascínio da Noite Estrelada

Ainda em 2020, Julio Lobo participou de um vídeo destacando Júpiter e Saturno, discutindo a conexão entre o céu e nossas origens divinas, e como essa observação pode nos proporcionar uma reconexão em tempos de caos.

Assista ao vídeo

2020 – Lives Integrativas

Julio Lobo participou de um bate-papo cósmico sobre o universo e o aprendizado que podemos obter dele, junto com Christie Ferreira, co-fundadora da InteliGentes.

Assista à live

2021 – Entrevista sobre Meteoros e Meteoritos

Em 2021, Julio Lobo foi entrevistado para falar sobre meteoros e meteoritos, discutindo suas curiosidades e conhecimentos sobre o espaço.

Assista à entrevista

Julio Lobo nos deixou um legado repleto de conhecimento e inspiração. Seu amor pela astronomia e seu compromisso com a educação continuam a influenciar e guiar aqueles que olham para o céu em busca de respostas e maravilhas. Que sua jornada entre as estrelas seja tão brilhante quanto as que ele tanto amava observar.

2023 – Última entrevista sobre chuva de meteoros, sua paixão!

A jornalista Marcela Duarte do UOL fez a última entrevista com Julio Lobo. A reportagem sobre a chuva de meteoros Perseidas, foi feita em agosto de 2023.

Leia a reportagem.

Reconhecimento Oficial

De acordo com o site Notícias de Campinas, em reconhecimento aos seus incalculáveis serviços e contribuições, autoridades locais e instituições acadêmicas se uniram para homenagear Júlio Lobo de diversas maneiras:

  • Renomeação do Observatório Municipal de Campinas como ‘Observatório Júlio Lobo’ em sua homenagem.
  • Criação de uma bolsa de estudos anual em astronomia, batizada como ‘Bolsa Júlio Lobo’, para incentivar jovens talentos.
  • Inauguração de um busto em sua memória nos jardins do Observatório Municipal, celebrando seu legado duradouro.

Poema de despedida

Velho amigo, grande mestre, cuja paz a todos transparece.
Sua serenidade se fez estrela, longínqua e singela, com divina luz tornou a face do céu mais bela.
Fixaste teu eterno repouso no firmamento, que para muitos levou ao conhecimento. Revelaste a muitos os segredos da noite, e sobre astros fulgentes me inspiraste grandemente.
A fugacidade da vida não permitiu um último abraço, mas ao contemplar as estrelas um amigo brilhará no celeste espaço. Bom descanso, estrela guia.                                                   Kecia Silva

Edição: Kecia Silva e Luciana Fontes

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *