Descoberta Fascinante: Uma Proteína Extraterrestre – A Base da Vida
As proteínas são verdadeiras protagonistas na história da vida. Essas moléculas complexas são fundamentais para os processos biológicos, e sua formação é resultado da união de unidades menores conhecidas como aminoácidos.
O DNA das células vivas é capaz de sintetizar proteínas em uma série de reações químicas complexas. Esse processo, que se inicia no próprio DNA, culmina na formação das estruturas protéicas essenciais para a vida.
É intrigante considerar que nucleotídeos, os blocos de construção do DNA, já foram identificados no interior de meteoritos, assim como aminoácidos, que compõem as proteínas. Essas descobertas sugerem a presença de moléculas essenciais para a vida fora de nosso planeta.
A mais recente descoberta que agita a comunidade científica envolve o meteorito conhecido como Acfer 086, encontrado na Argélia em 1990. Utilizando técnicas avançadas de análise, como a espectrometria de massa, os pesquisadores identificaram o que parece ser uma proteína de origem extraterrestre. Batizada de hemolitina, essa molécula não apenas contém os elementos comuns às proteínas – carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio – mas também apresenta a presença de ferro e lítio.
Embora essa descoberta não constitua uma prova direta de vida extraterrestre, ela lança luz sobre a possibilidade de que os blocos de construção da vida como a conhecemos existam além das fronteiras da Terra. Este achado nos leva a refletir sobre a vastidão do universo e as formas surpreendentes que a vida pode assumir em outras partes do cosmos.
Acesse o manuscrito aqui https://www.semanticscholar.org/paper/Hemolithin%3A-a-Meteoritic-Protein-containing-Iron-McGeoch-Dikler/8b137045993dd4fb145bdbc94762335953b2c28e
REFERÊNCIAS:
[1] – nucleotídeos em meteoritos: https://www.pnas.org/content/108/34/13995
Comentários
Powered by Facebook Comments