Casa da Ciência na UFMS inicia estudos de meteoros
Centro de ciência situado na Universidade Federal do Mato Grosso finalizou período de testes
Em meados do segundo semestre deste ano o associado Exoss e Estudante da UFMS Giovanni Rescigno apresentou o projeto Exoss para a Casa da Ciência e a partir daí o professor responsável, Dr. Hamilton Corrêa se associou a rede, representando a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul através do centro de ensino e pesquisa “Casa da Ciência” para a instalação de uma estação de registros e estudos de meteoros.
A Casa da Ciência é uma iniciativa de divulgação da ciência, cultura e cidadania que teve início em 2007 no campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, utilizando tecnologias da informação a casa contribui para formação de professores e alunos bem como toda sociedade, recebendo visitantes de todo o estado.
Os primeiros testes já decorrem durante um mês e sua instalação contou com a participação dos associados Giovanni e Hamilton, assim como estudantes voluntários.
Atualmente o projeto conta com diversos estudantes que se revezam nas análises dos dados bem como a manutenção diária da estação.
Eles receberam treinamento para conhecimento das técnicas e ferramentas computacionais usadas na estação bem como análise dos dados para envio ao banco de dados Exoss; o associado Welton Medici foi o responsável pela capacitação da equipe.
TREINAMENTO DOS VOLUNTÁRIOS
Participarão da manutenção diária da estação os estudantes:
- Antônio Cunha F. Júnior – Física/Bacharelado
- Gabriel W. Sigrist – Física/Bacharelado
- Marcos V. S. Munhão – Física/Bacharelado
- Rafael P. Silva – Física/Licenciatura
- Robert R. de Lima – – Física/Bacharelado
A estação contará com a supervisão do professor Dr. Hamilton Peres Soares Corrêa e do associado Giovanni também estudante da UFMS (Sistemas da Informação)
A estação já está configurada e registrando meteoros durante a noite, sua inserção em nossa página de meteoros ao vivo ocorrerá em breve, após ajustes técnicos junto a área de TI da universidade para liberação de portas utilizadas por processos de sincronismo junto ao banco de dados da Exoss.
Em breve a divulgação da ciência será ampliada pela Casa da Ciência, permitindo a todos acompanhar em tempo real os registros noturnos de meteoros do projeto de monitoramento de meteoros ali realizado.
Parabéns pelo empenho de professores e estudantes da UFMS.
Comentários
Powered by Facebook Comments