Bólido avistado no eclipse da Lua no ES é registrado pela EXOSS
No dia 27 de setembro, foi um dia especial para a astronomia, pois era dia de eclipse lunar com super lua, evento que levou milhares de pessoas a estarem atentas ao céu. Diante deste cenário, eventos rápidos como o avistamento de meteoros tornou-se mais comum que o habitual.
E no auge do eclipse, entre 22:55 e 22:59 foram registrados dois meteoros muito brilhantes na região norte do Espírito Santo, gerando diversos relatos nas redes sociais e 8 oficialmente registrados na ferramenta bolido.exoss.org. Os relatos estão concentrados nas cidades de Colatina e Baixo Guandu-ES, mas também com informações de moradores de cidades vizinhas.
O empresário Franco Bereta Jr. enviou-nos seu relato visual:
Eu estava fotografando o eclipse lunar e por muito pouco eu quase fotografei o bólido, que foi muito rápido, com uma cor azul claro, estimo a magnitude em -7. Lembrou alguns tipos de fogos de artificio.
A Exoss registrou ambos meteoros em sua estação de monitoramento de Vitória-ES, da associada Luciana Fontes, o que permitiu realizar uma análise preliminar combinada das capturas e os relatos visuais, algo muito relevante em termos de monitoramento de meteoros.
Os dados preliminares mostram que o meteoro partiu de uma altura ~87 km e desapareceu numa altura ~80km. O mapa de impacto geométrico apresentado é um exercício de estimativa de possibilidade de queda de meteoro, e como tal deve ser entendido: uma ilação experimental, com base em relatórios visuais, podendo sofrer futuras alterações a partir de mais dados ou relatos.
É muito importante salientar que tais informações são imprescindíveis para o estudo e análise correta do fenômeno e somente com a participação efetiva das pessoas que fizeram os avistamentos, pode-se alcançar êxito nos estudos. A Exoss incentiva o envolvimento de todos em praticar a ciência cidadã, que visa aproximar os cidadãos comuns à ciência de forma positiva e educadora.
Agradecemos aos editores do Saudades Colatina pela divulgação e colaboração nas informações e a todos que relataram os avistamentos.
Comentários
Powered by Facebook Comments