Asteroide (101955) Bennu em laboratório: amostra coletada por OSIRIS-REx

Missão OSIRIS-REx da NASA: Uma Nova Janela para a Ciência Espacial

Em 24 de setembro de 2023, a missão OSIRIS-REx da NASA realizou um feito notável ao deixar cair uma cápsula na Terra contendo aproximadamente 120 gramas de regolito carbonáceo pristino do asteroide Bennu. Este evento marcou um marco significativo na exploração espacial e na compreensão dos corpos celestes primitivos. Neste artigo, descrevemos a entrega e a alocação inicial dessa amostra de asteroide, além de apresentar as propriedades físicas, químicas e mineralógicas obtidas nas primeiras análises.

A Entrega da Amostra

A cápsula, que reentrou na atmosfera terrestre de maneira controlada, trouxe consigo material crucial para a pesquisa científica. A amostra coletada é extremamente escura, contendo inclusões e partículas de maior refletância espalhadas em seu interior. As partículas variam de poeira submicrométrica até uma pedra com cerca de 3,5 cm de comprimento. As pedras de maior escala, com diâmetro em milímetros, possuem morfologias irregulares ou angulares, sendo algumas delas marcadas por materiais mais brilhantes que formam veios e crostas.

Propriedades e Composição

As pedras de superfície irregular (hummocky) apresentaram as densidades mais baixas, enquanto as pedras manchadas por materiais brilhantes possuem as densidades mais altas. A análise remota da superfície de Bennu já havia detectado a presença de filosilicatos hidratados, magnetita, compostos orgânicos, carbonatos e alguns silicatos anidros, e essas detecções foram confirmadas pela análise da amostra. Além disso, foram identificados sulfetos, grãos presolares e, de maneira menos esperada, fosfatos ricos em Mg e Na, além de outras fases traço.

Alteração Aquosa e Comparações

A composição e a mineralogia da amostra indicam uma alteração aquosa substancial, semelhante às do asteroide Ryugu e dos condritos carbonáceos mais primitivos. No entanto, foram encontradas composições isotópicas distintas de hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e parte do material analisado mostrou-se enriquecido em elementos móveis em fluido.

A Importância da Missão

Os resultados obtidos até agora ressaltam o valor das missões de retorno de amostras, especialmente para materiais de baixa densidade que podem não sobreviver facilmente à entrada atmosférica. Esta amostra de Bennu não só contribui para o nosso entendimento das origens e da evolução dos corpos do Sistema Solar, mas também prepara o terreno para análises mais abrangentes que poderão revelar ainda mais segredos sobre esses materiais primitivos.

Em suma, a missão OSIRIS-REx da NASA e a entrega da amostra de Bennu representam um avanço significativo na ciência espacial, oferecendo uma oportunidade única de estudar material pristino que pode fornecer insights sobre a formação e a evolução do nosso Sistema Solar.

Detalhes sobre as análises neste artigo: https://doi.org/10.1111/maps.14227