Asteroide pode ter atingido a Terra hoje!
Há uma probabilidade de aproximadamente ~ 10% que o objeto chamado A106FGF atingiu a terra há cerca de 4 HORAS (17 HORAS DE BRASÍLIA, 19 HORAS UTC), em algum lugar acima do Oceano Índico segundo Daniel Bamberger .
A106FGF é um pequeno asteroide (apenas com 2 a 5 metros de diâmetro), por isso nada a temer. No entanto, se houve um impacto, esta seria apenas a terceira vez que um impacto foi detectado antes de atingir a terra (após 2008TR3 e 2014AA).
Encontrado pelo Atlas cerca de 12 horas antes do impacto potencial, o pequeno corpo pôde ser seguido por cerca de 40 minutos e após este tempo não foi mais visto. A106FGF pode muito bem ter errado a Terra por uma distância maior que a distância Terra e a Lua, mas a possibilidade de impacto é definitivamente emocionante!
Se o A106FGFf realmente tocou na terra, não temos ainda a certeza pois dependemos de dados do infrassom.
Atualização em 23 de janeiro as 23:00hs.
O que se sabe até o momento dos dados recebidos pelos especialistas:
- Asteroide descoberto pelo Observatório ATLAS-MLO, localizado na montanha Mauna Loa-Havaí
- Código Temporário recebido: A106fgF
- Possível local de impacto calculado: ao sul do Oceano Índico – 55.67415 longitude – 13.79210 latitude
- Hora do impacto: 22 de janeiro as 19:32 UT
- Tamanho estimado: 2 a 5 metros
- Velocidade: 12.52 km/s no momento do impacto (assumindo que realmente atingiu a terra).
Devido ao shutdown dos serviços americanos, os principais sites de informações sobre estes eventos estão offline, impossibilitando os especialistas de atualizarem publicamente muitos dados. A única forma de saber é verificar os dados infrassom e imagens de satélite. Mas o asteroide também pode ter atingido uma área com uma fraca cobertura de infrasons.
Fonte: CNEOS JPL
Comentários
Powered by Facebook Comments