Nova estação Exoss na UFES em parceria com o GOA Gaturamo
O GOA Gaturamo, observatório remoto instalado no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo, iniciou o monitoramento de meteoros em parceria com a Exoss, e os primeiros meteoros foram registrados nas últimas noites de agosto de 2017.
O GOA ativou duas novas câmeras: uma ficará apontada para o polo Sul celeste e a outra, com cerca de 175º de campo de visão, cobrirá quase todo céu que foi ativada para atender os demais projetos do GOA.
A câmera sul fará pareamento com as estações de Campos dos Goytacazes-RJ e Itaguaí-RJ.
SOBRE O GOA GATURAMO
Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) é um observatório remoto, criador de diversas soluções livres como, GOAMet: Sistema de Alerta Meteorológico para Observatório Astronômico e GOAMet-Android; GOAmet-Ventos -Aplicativo para Análise da Distribuição e Velocidade dos Ventos, com Gráficos, Chimera -Sistema para Controle de Telescópio, Focador, Câmera CCD, Cúpula, Integrada a estação Meteorológica (Aplicativo criado pela UFSC e modificado pelo GOA).
Mantém notícias atualizados no Portal Astro.ufes.br, como informativos “Elaborando cartas celestes para a divulgação de Astronomia” e o “Observativo, Informativo Astronômico”, e o Drupal, para gerenciamento de usuários, onde podem ter acesso a diversas ferramentas para a observação dos astros ou do tempo.
Comentários
Powered by Facebook Comments