Impactos de objetos espaciais
Ola amigos, hoje quero falar sobre impactos de potencial destruidor próximo a bombas atômicas e misseis, isso mesmo, você já imaginou ? Pois e, acontece que diariamente nosso planeta vê-se atingido por toneladas de matéria que variam do tamanho de grão de poeira ate dimensões de alguns metros.
Vou focar em detritos de metros de tamanho, conhecidos como pequenos asteroides. O site https://cneos.jpl.nasa.gov/fireballs/ nos mostra sempre um mapa atualizado dessas ocorrêncas.
Essas explosões são da ordem de kilotoneladas, para se ter uma idea 1 kiloton, ou 1 kt equivale a mil vezes multiplicado por uma tonelada de TNT! Isso da 4,18 x 10 15 joules. Para se ter uma ideia , a bomba de Hiroshima liberou cerca de 15 Kton.
Em fevereiro de 2018, na costa do estado da Bahia, uma explosão na atmosfera de um meteoroide, despendeu cerca de 0.22 kt de TNT, fazendo aqui uma analogia, isso poderia ser 20 misseis do tipo GBU-43/B MOAB, explodindo ao mesmo tempo, MOAB e um acrônimo em inglês significando “A Mae de Todas As Bombas”, pense nisto!
Figura acima mostra um missel MOAB, cerca de 20 como esses poderiam ter explodido nos céus da Bahia/BA, Brasil.
Por Marcelo De Cicco
Comentários
Powered by Facebook Comments