Superbólido registrado sobre o Rio de Janeiro

EXOSS REGISTRA SUPERBÓLIDO NA MADRUGADA DO DIA 16/10/2015

Update 16/10/2015 22:01pm

Meteoro cruzou a região oceânica do Estado do Rio de Janeiro.

É como se “a noite virasse dia”, essa foi a expressão utilizada por Marcelo De Cicco coordenador do projeto Exoss que presenciou o clarão no céu do Rio de Janeiro.

1
Meteoro que cruzou o litoral sudeste foi registrado pela estação Exoss localizada em São Sebastião/SP

Às 01:59h horário local um grande meteoro cruzou o oceano em direção ao estado do Rio de Janeiro e seu clarão no céu foi percebido em diversos estados da região sudeste do País.

2
Campo estelar (FOV) relativo ao registro do evento da estação localizada na cidade de São Sebastião/SP

O corpo técnico Exoss irá analisar o fenômeno nos próximos dias, mas os dados preliminares indicam um brilho  intenso, bem maior que a lua cheia e uma trajetória superior a 150km sobre os céus do litoral sudeste do país. O meteoro durou cerca de 5 segundos até se desintegrar sobre a atmosfera terrestre e diversos relatos estão sendo encaminhados para a Exoss. Até o momento, não houve relatos de quedas nem incidentes relacionados ao fenômeno.

3
Estação Exoss localizada na cidade de São José dos Campos também registrou a trajetória final do bólido
bolido_rio
Câmera allsky da estação Exoss de Mogi das Cruzes-SP também registrou o bólido

O evento chamou a atenção de muitas pessoas e a Exoss foi contatada pela BandNews FM para dar maiores detalhes sobre o ocorrido. Veja a entrevista aqui. Outros jornais também deram destaque para o evento:

No informativo abaixo disponibilizado pela American Meteor Society com tradução da Exoss é possível conhecer as corretas classificações e terminologias dos meteoros.

4

A Exoss mantém em colaboração com a International Meteor Organization e a American Meteor Society uma ferramenta para relatos destes fenômenos que ocorrem em nossa atmosfera.

5

Se alguém presenciou esse fenômeno solicitamos que acessem bolido.exoss.org e registre sua experiência. Você pode conferir neste vídeo como é o funcionamento desta ferramente de grande ajuda para a comunidade internacional.

 

No decorrer dos próximos dias a Exoss realizará o estudo deste fenômeno e informará maiores detalhes.

Quer ver meteoros em tempo real? Acesse live.exoss.org

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

2 comentários em “Superbólido registrado sobre o Rio de Janeiro

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.