Softwares, sites e aplicativos para rastrear satélites

Este post é parte do evento Semana Mundial do Espaço 2016. #WSW16Acompanhe as atividades da EXOSS através de nosso site live.exoss.org e em nossas mídias sociais.

world-space-week-2016Semana Mundial do Espaço – Tema 2016

A cada ano, a Associação da Semana Mundial do Espaço (WSWA) seleciona um tema para a próxima Semana Mundial do Espaço (WSW) para fornecer um foco das atividades e eventos realizados em todo o mundo, durante 04 a 10 outubro. A WSWA escolheu o tema de 2016 para a Semana Mundial do Espaço: “Sensoriamento remoto: Ativando o nosso futuro”.

“Sensoriamento Remoto: Ativando o nosso Futuro” é um tema introspectivo, que celebra a observação da Terra a partir do espaço para o aperfeiçoamento da raça humana. Ele destaca uma série de missões clássicas de observação da Terra, como a missão dos EUA Landsat, o trabalho de grupos intergovernamentais, como Grupo GEOSS sobre Observações da Terra e enfatiza aplicações, tais como meio ambiente e monitoramento para agricultura, mapeamento de uso da terra e novos usos, tais como serviços baseados em localização.

Desenvolvendo o tema de 2016, iremos publicar uma série de artigos que tratam do assunto satélites em várias temáticas mais cotidianas e que podem ser acompanhadas por adultos e crianças.

Primeiramente, vamos entender o que é um satélite?

Um satélite é basicamente qualquer objeto que dá voltas em torno de um planeta em um trajeto circular ou elíptico. A Lua é o satélite natural e original da Terra, mas existem muitos outros, feitos pelo homem (artificiais), geralmente próximos à Terra.

Satélites artificiais não são geralmente produzidos em massa. A maioria deles é construída especialmente para executar funções planejadas. As exceções são os satélites de GPS (com mais de 20 em órbita) e os satélites Iridium (acima de 60 orbitando o planeta).

Aproximadamente 23 mil resíduos de lixo espacial (objetos grandes o bastante para serem rastreados por radar, inadvertidamente postos em órbita ou que se tornaram obsoletos) estão flutuando acima da Terra. O número real varia, dependendo da agência que faz a contagem. Cargas que entram na órbita errada, satélites com baterias exauridas e restos de estágios propulsores de foguetes, todos contribuem para esse número.

Embora qualquer coisa que esteja em órbita em volta da Terra seja tecnicamente um satélite, esse termo é tipicamente usado para descrever um objeto útil colocado em órbita com o propósito de executar uma missão ou tarefa específica. Nós normalmente ouvimos falar de satélites meteorológicos, de comunicação e para programas científicos.

Existem algumas ferramentas para que possamos encontrar e rastrear satélites, lixo espacial, ISS (International Space Station04), são elas:

Sites especializados:

Sofwares:

ORBITRON

orbitronSite: www.orbitron.software.informer.com/

CELES TRAK

celes-trakSite: https://www.celestrak.com/NORAD/elements/

AMSAT

amsat

Site: www.amsat.org/amsat-new/tools/ftpsoft.php

Todos esses Softwares funcionam em ambiente Windows e se encontram na Web para download nos links acima.

Aplicativos para Celular:

ISS DETECTOR PRO

iss-detector-pro

Excelente aplicativo para rastreio de satélites, lixo espacial, ISS, etc.

AMSAT DROID

amsat-droid

Aplicativo Android da AMSAT para rastreio de satélites.

ISS SPOTTER

iss-spotter

Aplicativo IOS para rastrear a ISS ( International Space Station )

Os downloads dos aplicativos, estão disponíveis nas lojas Google Play e App Store.

Finalizamos este artigo, convidando a todos para explorar esse assunto de maneira que possamos ajudar voluntariamente o estudo desses objetos fascinantes.

Fonte: Hudges

Edição: Alysson Tomborelli

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário