Seja um cidadão cientista da NASA

globe

Quer ser um cidadão cientista da Terra? Tudo que você precisa para contribuir para estudos de nosso planeta da NASA é um smartphone, acesso ao ar livre, e o novo app “GLOBE Observer”.

Agora disponível para telefones da Apple e Android, o aplicativo é uma iniciativa da Aprendizagem e Observações Globais para beneficiar o programa Ambiente (GLOBE), um esforço de ciência e educação que há mais de duas décadas permitiu que as escolas e alunos em mais de 110 países para investigar sua ambiente local e colocar as suas observações em um contexto global.

“Com o lançamento do GLOBE Observer, o programa GLOBE está se expandindo para além da sala de aula para convidar a todos para se tornar um cidadão cientista da Terra”, disse Holli Riebeek Kohl, líder da NASA GLOBE Observer. Muitos estudantes GLOBE continuam a perseguir seu interesse em observações da Terra como os profissionais.

observer-app-iconBaixe o aplicativo:

–> Para iOS através da  App Store

–> Para Android via Google Play

A versão inicial do aplicativo permite que os usuários possam recolher observações de nuvens, que são uma parte crítica do sistema climático global. Estão previstos outros tipos de observações para GLOBE Observer, incluindo cobertura do solo e a identificação de larvas de mosquito. As observações vão incentivar o público a ser mais intensamente atento de seu ambiente ao ar livre e fazer suas próprias investigações de campo.

“Depois de recolher observações ambientais com o aplicativo, elas são enviadas para o sistema de dados e informações GLOBE para uso por cientistas e estudantes que estudam a Terra”, disse Kohl. “Você também pode usar estas observações para as suas próprias investigações e interagir com uma vibrante comunidade de indivíduos de todo o mundo que se preocupam com a ciência do sistema Terra e nosso ambiente global.”


2015-l-03400_chambers_224x280

A Dra. Lin Chambers – Cientista Física da NASA Langley Research Center responde sobre Citizen Science (ciência cidadã):

Porque a ciência cidadã é importante para você?  Os cientistas não podem estar em todo lugar o tempo para observar o nosso meio ambiente de forma tão envolvente como para os observadores cidadãos. É uma forma muito útil para obter esclarecimentos adicionais sobre os processos do sistema da Terra. Ajudar as pessoas a ver o seu ambiente de novas maneiras é um grande benefício adicional.

Que conselho você daria para as pessoas que estão apenas começando na ciência cidadã?  Não tenha medo de tentar coisas novas; você vai aprender fazendo.


Nuvens desempenham um papel importante no orçamento de energia da Terra e no sistema climático. Dependendo das características das nuvens – o tipo, a altitude, o tamanho das gotas – que refletem a luz solar de volta ao espaço ou reter o calor vindo de superfície da Terra na atmosfera.

“As nuvens são um dos fatores mais importantes na compreensão de como o clima está mudando agora e como isso vai mudar no futuro”, disse Kohl. “A NASA estuda nuvens de satélites que fornecem tanto uma vista superior ou uma fatia vertical das nuvens. O ponto de vista de baixo para cima de cientistas do cidadão é valioso na validação e compreender as observações de satélite. Ele também fornece uma imagem mais completa de nuvens ao redor do mundo. “

Durante as próximas duas semanas, a equipe GLOBE Observer desafiará cientistas cidadãos para coletar observações de nuvem que coincidem com a passagem de um satélite de observação da nuvem sobre a sua localização. “Nós encorajamos todos os cientistas cidadãos a olhar para o céu e tirar observações, enquanto os satélites estão passando por cima”, disse Kohl.

Através do aplicativo GLOBE Observer, os usuários serão informados sobre o momento da passagem do satélite em seus respectivos locais. Os usuários também podem visualizar mapas diários de percurso do satélite, seguindo GLOBE Observer no Facebook ou Twitter.

“As medições de terra são fundamentais para validar as medições tiradas do espaço através de sensoriamento remoto”, disse Erika Podest, um cientista da terra no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, que está trabalhando com dados globo.”Há alguns lugares no mundo onde não temos dados de solo, de modo que os cientistas cidadãos podem contribuir muito para avançar o nosso conhecimento desta parte importante do sistema Terra.”

Novos usuários do aplicativo tem que criar contas e confirmá-los via e-mail. Na primeira utilização, cientistas cidadãos são apresentados um breve tutorial e irá, em seguida, está pronto para começar a fazer observações. A partir de um menu drop-down, o usuário tem que determinar se o céu está claro, turvo ou obscurecida por coisas como chuva, neve, nevoeiro, ou poeira. Se o céu está nublado, os cientistas do cidadão, em seguida, classificar as nuvens de altura e tipo, incluindo a identificação de rastros visíveis. O aplicativo auto-preenche outras informações, como data e hora locais e coordenadas de localização.

Um passo opcional é tirar fotos do céu. A distribuição das nuvens no céu é importante para os cientistas a analisar posteriormente as imagens. O aplicativo ajuda os usuários a alinhar a sua câmera com as direções da bússola e a melhor inclinação para capturar a maior parte do céu.

Uma conexão com a internet não é necessária ao fazer observações de nuvens no GLOBE. Os dados podem ser armazenados no telefone e os usuários podem submetê-los mais tarde, quando uma ligação à Internet está disponível. Todas as submissões de fotos são revisados antes de serem exibidos no local do globo.

Para mais informações sobre GLOBE Observer, incluindo a forma de baixar o aplicativo, visite: http://observer.globe.gov

 Se você baixar o aplicativo, escreva nos comentários abaixo!

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.