Relatos de um “estranho objeto” no céu – a Exoss explica o que é

A Exoss tem recebido vários contatos relatando um objeto no céu em 27/06/2017 por volta das 18:00 horas.

As características são similares; um objeto mais lento que um meteoro, porém mais rápido que um avião em velocidade de cruzeiro; seu brilho relativamente intenso e sem luzes referenciais comumente visualizadas em aeronaves; também relataram que conforme se deslocava puderam perceber que não se tratava de um drone. Surgiram muitas dúvidas, mas não há com o que se preocupar.

Neste horário estava previsto a passagem da Estação Espacial Internacional; um laboratório espacial onde agências espaciais mantém suas pesquisas em baixa gravidade.

 

Área de visibilidade de um satélite

REGISTROS DA ISS NO BRASIL

Alguns registros puderam ser realizados pelo Brasil. A seguir alguns deles realizados por astrônomos amadores com seus equipamentos dos mais variados tipos.

ISS – Registro de Ednilson Oliveira SP

ISS – Registro de Fernando Cardoso SP

ISS – Registrado por estação Exoss

Um olhar mais atento no céu e é possível observar uma série de objetos como a Estação Espacial Internacional, Estação Espacial Chinesa, Satélites Iridium dentre outros.

Na Play Store é possível baixar aplicativos para acompanhar tais objetos e com isso estar atento ao momento exato em que os mesmos estarão visíveis.

Heavens Above disponível para smartphone

QUAL APLICATIVO USAR?

Um bom aplicativo de carta celeste como o Stellarium também é recomendado para identificação dos objetos e uma maior familiarização com o céu.

Softwares e páginas recomendadas para localizar satélites:

 

Edição: Eduardo Santiago

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário