Relatos de bólido em Vitória-ES

No dia 07 de julho por volta das  21:55 hs vários relatos de um objeto muito brilhante cruzando os céus na costa do Espírito Santo, foram chegando ao site reporte um bólido*:

Tais relatos evidenciam a possibilidade de que o evento relatado por diversos moradores da região da Grande Vitória, principalmente nas cidades de Serra e Vitória, possa ser um fenômeno celeste, denominado de bólido, ou seja um meteoro de grandes proporções que dispersa bastante  energia na sua queima na atmosfera, transformando, principalmente, sua energia cinética em luz e calor, por vezes sobrevivendo a intensa ablação atmosférica, dando origem a um meteorito.

No caso deste evento, a partir dos relatos fornecidos pelas diversas testemunhas fomos capazes de montar um mapa  de densidade de  testemunhas oculares, conforme se segue:

  mapa relatos meteoro vitoria es

No mapa acima, as cores vermelhas indicam uma alta concentração de testemunhas oculares. A seta azul indica uma possível trajetória do bólido, vindo da direção do mar.

Até esta atualização, às 18 hs, do dia 08/07,  já contamos com 27 relatos realizados na ferramenta bolido.exoss.org. Temos conhecimento de muitos outros relatos informais nas mídias sociais, o qual incentivamos a todos que viram a procederem o relato na ferramenta para enriquecer os dados coletados.

Os jornais também destacou a grande quantidade de pessoas que testemunharam o evento:

Aguardaremos mais testemunhos para melhor definição da trajetória e por ventura ser  possível identificar o possível bólido  se é  do tipo meteoro-mãe (dropping meteor), ou seja , do tipo que pode dar origem a um meteorito (restos da entrada do meteoroide na atmosfera que alcançam o chão, na forma de uma rocha).

 trajetoria estimada meteoro vitoria es

Atualização 09/07 às 13:43

Após receber novos relatos, divulgamos logo abaixo a possível área de queda de um meteorito, caso o bólido seja do tipo meteoro-mãe (dropping meteor type).

impact point bolido vitoria es

SOBRE O BOLIDO.EXOSS.ORG

É uma ferramenta de  coleta on line de testemunhos de avistamento de bólidos, criada pela AMS – American Meteor Society em parceria com a IMO-Internacional Meteor Organization, e, cedida exclusivamente ao projeto brasileiro de pesquisas de meteoros, exoss.org (ligado ao ON-Observatório Nacional), que congrega astrônomos amadores, coordenados por  pesquisadores profissionais –  em investigações do espaço aéreo brasileiro em busca de meteoros.

Edição: Marcelo De Cicco

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário