Qual tamanho necessário para um asteróide causar danos?

Um asteróide não precisa ser enorme para causar sérios danos. O asteróide de Chicxulub, que dizimou os dinossauros é estimado ter sido cerca de 6 milhas de diâmetro. Isso pode soar como uma grande rocha espacial, mas em relação à Terra é muito pequena.

Mas qual é a probabilidade de um asteróide desse tamanho entrar em contato com a Terra de novo? O que se segue é a partir do site da NASA:

1. Todos os dias, a Terra é bombardeada com mais de 100 toneladas de poeira e partículas de tamanho de areia.

2. Uma vez por ano, um asteróide do tamanho de um automóvel atinge a atmosfera da Terra, cria uma bola de fogo impressionante, e queima-se antes de atingir a superfície.

3. Cada 2.000 anos mais ou menos, um meteoróide do tamanho de um campo de futebol atinge a Terra e causa danos significativos para a área.

4. Apenas uma vez a cada poucos milhões de anos, um objeto grande o suficiente vem para ameaçar a civilização da Terra. Crateras de impacto na Terra, na Lua e outros corpos planetários são a prova dessas ocorrências.

Impactos de asteróides

QUAL TAMANHO NECESSÁRIO PARA UM ASTERÓIDE ACABAR COM NOVA YORK?Um asteróide não precisa ser enorme para causar sérios danos. O asteróide de Chicxulub, que dizimou os dinossauros é estimado ter sido cerca de 6 milhas de diâmetro. Isso pode soar como uma grande rocha espacial, mas em relação à Terra é muito pequena.Mas qual é a probabilidade de um asteróide desse tamanho entrar em contato com a Terra de novo? O que se segue é a partir do site da NASA:1. Todos os dias, a Terra é bombardeada com mais de 100 toneladas de poeira e partículas de tamanho de areia.2. Uma vez por ano, um asteróide do tamanho de um automóvel atinge a atmosfera da Terra, cria uma bola de fogo impressionante, e queima-se antes de atingir a superfície.3. Cada 2.000 anos mais ou menos, um meteoróide do tamanho de um campo de futebol atinge a Terra e causa danos significativos para a área.4. Apenas uma vez a cada poucos milhões de anos, um objeto grande o suficiente vem para ameaçar a civilização da Terra. Crateras de impacto na Terra, na Lua e outros corpos planetários são a prova dessas ocorrências.Fonte: Business Insider (http://uk.businessinsider.com/asteroid-destroy-manhattan-new-york-city-2016-3)#meteor #meteoroide #meteoro #asteroid

Posted by Exoss Citizen Science on Thursday, March 31, 2016

Fonte: Business Insider

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *