Por que o asteroide Florence está despertando atenção?

O asteroide Florence, é um grande asteroide próximo da Terra,  e no dia 01 de setembro passará a 18 LD, ou seja, 18 vezes a distância entre a Lua e a Terra. Seu tamanho é de aproximadamente 4,4 quilômetros.

Ele foi descoberto pelo observatório Siding Spring na Austrália em março de 1981. Seu nome foi uma homenagem a Florence Nightingale (1820-1910) fundadora da enfermagem moderna. 

Mas por que o asteroide Florence está despertando atenção?

Desde que o programa da Nasa começou seu trabalho para detecção e rastreamento de asteroides próximos à Terra, é a primeira vez que um asteroide tão grande  vai passar perto do nosso planeta. E o Florence se destaca justamente por ser o maior dentre os muitos asteroides conhecidos que já passaram perto da Terra.

Esta passagem relativamente próxima vai proporcionar aos cientistas a oportunidade de o estudarem de perto, como um bom alvo para as observações de radares. Na Califórnia, ele será monitorado pelo Radar do Sistema Solar Goldstone da Nasa e no Observatório Arecibo em Porto Rico. Tais imagens devem revelar detalhes de grande asteroide. O radar é uma técnica poderosa para estudar tamanhos, formas, rotação, características da superfície e rugosidade do asteroide, além da determinação mais precisa de sua órbita.

Desde 1890 até 2500, este encontro de 01 de setembro de 2017 é o mais próximo do Florence, com nona magnitude estimada, podendo ser visto por pequenos telescópios em sua movimentação entre as constelações de Peixes, Capricórnio e Aquário. Florence tem sido acompanhado com observações de quase 40 anos, e não apresenta risco de colidir com a Terra.

REGISTRO DO ASTEROIDE FLORENCE NO BRASIL

O registro do Asteroide 3122 Florence, foi feito pelo nosso associado Robert Magno. O vídeo foi montado com 200 frames de 20s com intervalo de 15s. Temos o oeste a direita e o norte acima. O primeiro frame foi obtido às 20:51 e o ultimo às 22:38, há uma descontinuidade devido a captura ter ocorrido em conjuntos de 100 frames. Florence é um asteroide considerado grande, com aproximadamente 4350 m de diâmetro.

Em sua maior aproximação, que irá ocorrer no dia 1/9, ele chegará a um pouco mais de 7 milhões de Km da Terra. Ele foi classificado pelo Minor Planet Center como “Asteroide Potencialmente Perigoso”. Devido aos equipamentos utilizados não foi possível realizar uma avaliação confiável da magnitude. Ele está com um deslocamento aparente de quase 7° por dia. Apresenta-se na constelação de Capricórnio.

Com informações do CNEOS JPL

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Qual sua opinião sobre este post? Deixe seu comentário.