Palestra sobre Mulheres na Astronomia realizada em Arapiraca

A Semana Valentina é um encontro expositivo desenvolvido pela LINEA (Liga Norte-Nordestina de Astronomia), que leva o nome da primeira mulher a ir ao espaço e tem como objetivo fazer uma homenagem às mulheres que, com o passar dos séculos, fizeram significativas contribuições à astronomia e abriram caminho para a participação feminina no campo da ciência.

palestra mulheres na astronomia
Parte da equipe do Planetário e a associada-Exoss, Kécia Silva

No segundo ano do evento promovido pelo Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca-AL, no último dia 19 de março, a associada Kécia Silva dirigiu a palestra de abertura com o tema: Mulheres na Astronomia, onde ressaltou a importância de 22 mulheres, pré-escolhidas pelo projeto LINEA, mais a cientista brasileira Duilia de Mello, acrescentada pela equipe do Planetário de Arapiraca, no âmbito astronômico.

A exposição aderida pela instituição reuniu 23 painéis, que a partir desse ano ganhou um espaço permanente no hall do órgão, onde possibilita ao público o conhecimento de grandes nomes femininos na história da astronomia.

Visitantes diante de painéis no Holl do planetário, neste domingo

No momento final do encontro os visitantes foram conduzidos pelos professores planetaristas para o mirante, parte superior do planetário, para acompanhar observações astronômicas com os professores Edson Cavalcante e Jhonatan David.

Visitantes fazendo observações no mirante do planetário
Associada Kécia e Diretora da instituição, Janice Gomes

Sobre a relevante atuação do planetário, segundo a diretora Janice Gomes, desde que inaugurado no final de 2012, já registrou um total de mais de 33 mil visitas.

O Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca se mantêm aberto à visitação todos os finais de semana.

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: