Onde posso autenticar meu provável meteorito?

Abaixo está uma breve lista de institutos acadêmicos e museus que podem ser contactados sobre a autenticação de um provável meteorito que você encontrou.

Os leitores são aconselhados a primeiro entrar em contato com a instituição para obter informação sobre suas políticas individuais acerca dos testes e prováveis taxas antes de enviar qualquer material. Listamos, abaixo, sugestão de algumas instituições, por região do Brasil que podem orientar neste caso:

Região Sul

Região Sudeste

Região Nordeste:
portalesv-sized
Imagem: The Meteoritical Society

5Vi um meteoro muito brilhante. Alguém mais viu? Para quem devo comunicar isso?

A International Meteor Organization coleta relatos de fireballs do mundo todo para serem utilizados por nós e outras organizações. Aqueles que viram um meteoro brilhante são incentivados a nos comunicar. Se múltiplos avistamentos de um único evento puderem ser agrupados, às vezes é possível determinar a trajetória verdadeira do objeto em questão.

Se por acaso ver um desses momentos memoráveis, pedimos que relate-o para a International Meteor Organization, lembrando do maior número de detalhes possível. Isso inclui brilho, comprimento no céu, cor e duração. É muito útil que o observador note mentalmente o ponto de início e término do fireball (bola de fogo) em relação à constelação de fundo, ou a direção da bússola e a elevação angular acima do horizonte.

Texto adaptado da AMS (American Meteor Society)

Tradução: Leonardo Sattler

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Um comentário em “Onde posso autenticar meu provável meteorito?

  • 20 de novembro de 2019 em 4:40 AM
    Permalink

    Avistei o que acredito ter sido um meteorito que se desintegrou na entrada da atmosfera próximo ao que conhecemos como “As três Marias” na direção oeste. Não sei dizer a duração, pois quando olhei pro céu, já estava brilhando. O rastro de cor branca, que só consegui ver enquanto tinha a iluminação do meteorito, acredito que tinha uns cinco centímetros ( se eu colocasse uma régua com o braço esticado )

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *