Observatório Municipal de Campinas registra vários sprites no dia 11 de abril

Observatório Municipal Jean Nicolini, instituição ligada à Prefeitura Municipal de Campinas registrou tempestades T.L.E’s ao sul de São Paulo

sprites omc campinas
Na noite de terça feira dia 11 de Abril, uma das 4 câmeras do observatório municipal de campinas registrou uma intensa atividades de Eventos Transitórios Luminosos ou T.L.E’s.

Os registros no país de forma amadora são recentes, porém o seu número vem aumentando consideravelmente a medida que mais câmeras para registros de meteoros são dispersas em várias regiões do país.

Caracterizado pela formação de descargas elétricas em alta velocidade a uma altitude muito superior as tempestades comuns, tais eventos são possíveis de serem registrados por câmeras de monitoramento de meteoros.

Foi o que ocorreu dia 11 de Abril, onde uma intensa tempestade ao sul de São Paulo no litoral ocorreu, e por um período de aproximadamente uma hora foi possível registrar as atividades dos T.L.E’s.

Região onde ocorreu a tempestade geradora do evento luminoso – GOES13

Na animação abaixo obtida pelo satélite de sensoriamento GOES 13 é possível observar no litoral sul do estado de São Paulo a formação de uma intensa tempestade.

 

Sistema Starnet de sensoriamento de descargas elétricas no momento de pico da tempestade

 

Sistema Rindat registrando as tempestades

 

Tais descargas elétricas ocorrem nas altas camadas da atmosfera terrestre.

Neste período do ano é característica da região a formação de tempestades e estas podem ocasionarem tais eventos. A Exoss já registrou na região diversas tempestades elétricas (veja Aqui).

O responsável pela estação, Julio Lobo, explicou que ficou surpreso ao ver o grande número de registros de sprites na câmera 2. A estação já havia capturado sprites anteriormente, mas a noite de 11 de abril foi um recorde para a estação do observatório.

 

Edição: Eduardo P. Santiago Arte vídeo: Amanda Martins

Imagens: Exoss.org, OMCJN, Starnet, Goes13

Referências: Goes, 13 Starnet

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Agora você! Deixe um comentário sobre este post.

%d blogueiros gostam disto: