O antigo mundo aquático de Ceres – o Asteroide/Planeta Anão

Ceres, o maior asteroide  do cinturão principal, em nosso sistema solar,  já foi um mundo aquático (water world). Na verdade é um asteroide cheio de água congelada, segundo afirma recente publicação dos resultados das pesquisas da sonda Dawn, divulgado no site da revista Nature,  ontem, dia 15 de dezembro de 2016.

Asteroide Ceres.Crédito: NASA/JPL

Através da contagem de neutrinos , feita pelo detetor GRaND da sonda Dawn apontou que o mundo gelado de Ceres é cheio de agua congelada, seja estocada em blocos de gelo, seja da forma de minerais hidratados. Bilhões de anos atrás, o calor ainda existente internamente em Ceres fez sua agua escorrer para fora, misturando-se com as rochas, formando camadas de blocos de gelo e pedras.

Foram detectados altas concentrações de hidrogênio nas latitudes médias a altas, com grandes concentrações de até 30% de água no pólo norte do asteróide. O mais interessante é que um grupo de pesquisadores do Instituto Max Planck, liderado por Thomas Platz identificou dezenas de crateras com um assoalho brilhoso, sendo que a análise espectral de uma delas identificou água congelada.

Logo abaixo, mostramos uma animação do asteroide Ceres, comparada com o asteroide Vesta (muito mais seco).

Notem que a proporção de Hidrogênio é dezenas de vezes maior em  Ceres do que em Vesta, assumindo hidrogênio na forma de molécula de água H2O. Quanto mais azulado, maior a concentração de hidrogênio, em cada mundo.

Com essa descoberta, a discussão da diferença entre  um planeta – anão e um planeta torna-se mais interessante, pois o asteroide Ceres (elevado a categoria de planeta-anão, anos atrás), possui um vulcão de gelo de 4 quilômetros de altura, e manchas brilhantes de sais misturados com gelo e rocha, possuindo um diâmetro de 940 quilômetros. Tecnicamente é um asteroide e também um planeta-anão! E agora José?

Fontes: Nasa/JPL, e revista Nature.

Edição: Marcelo De Cicco

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Gostou deste post? Ficaremos felizes com seu comentário